Produção da indústria paulista registra queda de 0,3% em junho

Fonte: Fiesp - 26/07/07
   
O Indicador do Nível de Atividade (INA), que mede o desempenho da indústria paulista com ajuste sazonal, registrou queda de 0,3% em junho em relação a maio

De acordo com o levantamento mensal feito pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), com ajuste sazonal, procedimento que permite desconsiderar oscilações características de alguns períodos, o nível de atividade da indústria paulista, em junho, registrou queda de 0,3%, contra maio. Sem o ajuste sazonal, o INA ficou em -3,0%. Já na comparação com o mesmo mês de 2006, o resultado foi de 3,1%, sem ajuste.

Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, a interpretação do mês de junho não representa qualquer sinal de alerta. "O resultado obtido é coerente com o dos meses anteriores e próximo de zero; o que não significa um passo nem para o bem nem para o mal. Há uma melhora relativa, se tomarmos como referência os resultados do ano passado, mas ainda estamos muito aquém do desempenho dos demais emergentes e de nossas necessidades".

Enquanto o INA cresce à taxa de 3,5% nos últimos 12 meses, a quantidade das importações cresce à taxa de 27%. Esta diferença de desempenho é explicada pela excessiva valorização do câmbio.

Para Boris Tabacof, diretor do Departamento de Economia do Ciesp, o resultado não caracteriza que o índice está numa curva. "Se considerarmos que o comportamento da indústria vem apresentando níveis crescentes, há uma pequena queda, mas que não representa nenhuma tendência de reversão do crescimento", argumenta. A expectativa dele é que, se houver crescimento mensal de 1% sem ajuste sazonal no segundo semestre, o INA deverá fechar o ano com 4,5%.

Setores


O setor de Máquinas e Equipamentos teve maior crescimento que o INA em junho. Em relação a maio deste ano o crescimento foi de 1,2% com ajuste sazonal, e se comparado no primeiro semestre deste ano com o mesmo período do ano passado houve aumento de 10,5%.

Já os setores de Móveis e Indústrias Diversas e o de Veículos Automotores registraram queda.Com ajuste sazonal, no setor de Móveis e Indústrias Diversas, a baixa foi de -1,8% e, no setor de Veículos Automotores, a queda foi de -0,3%.

Tópicos: