Produção e desenvolvimento de energias renováveis são temas de workshop no Parque Tecnológico de Sorocaba

O objetivo é combinar esforços e competências para transformar a região em polo nacional de desenvolvimento tecnológico do setor.

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) sediará o 1º Workshop da Região Tecnológica de Energias Renováveis, nos dias 24 e 25 de novembro. O evento marca uma etapa importante para que a cidade se torne oficialmente polo nacional de desenvolvimento tecnológico do setor, uma vez que já possui um conjunto de empresas e universidades capazes de impulsionar a produção das chamadas energias limpas, tais como eólica e solar.

Estarão presentes no evento Márcio França, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo; Antonio Carlos Pannunzio, prefeito de Sorocaba; João Calos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo; e Vitor Lippi, deputado federal; entre outras autoridades.

O objetivo é combinar esforços e competências, tanto da iniciativa privada quanto dos poderes públicos, para criar a Região Tecnológica de Energias Renováveis, um cluster (arranjo produtivo local) no qual empresas, universidades e governos se unem no desenvolvimento de pesquisas, novas tecnologias e captação de recursos para alavancar o setor. “Estamos confiantes, pois temos aqui na região o cenário ideal: grandes industrias, grandes universidades e o interesse do governo estadual em investir em novas tecnologias”, afirma Pannunzio.

Para debater o tema, apresentar novidades e projeções para o futuro do setor, participam do Workshop representantes de empresas do setor energético, especialistas na área, universidades e governos. “O desenvolvimento e produção de fontes energéticas alternativas àquelas tradicionais como as hidrelétricas e petrolíferas, estão evoluindo muito rápido. São uma tendência sem volta e quem sair na frente vai ter muita vantagem nos próximos cinco ou dez anos”, diz Lippi, idealizador do projeto.

O 1º Workshop da Região Tecnológica de Energias Renováveis será realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com instituições do setor governamental, empresarial, de fomento, ensino e pesquisa.


Continua depois da publicidade


Serviço

1º Workshop da Região Tecnológica de Energias Renováveis 
Dias 24 e 25 de novembro
Inscrições no site inovasorocaba.org.br
Parque Tecnológico de Sorocaba: Av. Itavuvu, nº 11.777, Jardim Santa Cecília