Proteções Articuladas - O mais novo lançamento da Schmersal no Brasil

São mais de 250 tipos de proteções já desenvolvidas e adequadas para diversos tipos de máquinas e equipamentos.

Em cumprimento com a NR12 (Norma Regulamentadora nº 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) que visa garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores, em vigor no país desde dezembro de 2010, a Schmersal traz ao Brasil, a partir deste mês, o seu mais recente lançamento. As Proteções Articuladas (proteções mecânicas) têm como finalidade adequar equipamentos como tornos, fresas, furadeiras, esmeris antigos, além dos novos maquinários que ainda não estão de acordo com a normativa.

As Proteções Articuladas são indicadas para o mercado industrial como um todo, especialmente, para a indústria automotiva, metalúrgica e indústria de madeira. Seu uso em tornos, por exemplo, protege o operador do contato direto com a parte superior da placa e da projeção de cavacos, líquido de lubrificação e refrigeração evitando acidentes comuns nesse tipo de operação. Essas proteções possuem micros interruptores de segurança integrados em articulações que garantem uma operação segura.

Toda esta linha de proteções possui um design europeu inovador de alta qualidade com variedade de dimensões para se adequar a maioria das máquinas. Ajuste de posicionamento muito simples e de acordo com as normativas de segurança atuais brasileiras e europeias. Essas proteções também atendem a norma construtiva de proteções mecânicas ISO 14120/2015.

Além disso, possuem chaves com ruptura positiva nos contatos normalmente fechados (NF) de acordo com a IEC 60947-5-1. A estrutura dessas proteções é composta em aço e as placas termo formadas em polímero à prova de choque e óleo (PMMA).

Outra vantagem dessas proteções é a possível utilização de bloqueios pneumáticos para que não seja possível a abertura da proteção enquanto a máquina estiver funcionando. Seu monitoramento pode ser feito por um módulo de segurança Schmersal.