Dunlop vai investir R$ 487 milhões no Brasil

Companhia vai ampliar fábrica no Paraná e produzir pneus para caminhões.


Continua depois da publicidade


A Sumitomo Rubber, fabricante dos pneus Dunlop, vai investir R$ 487 milhões em sua operação no Brasil. O anúncio acontece em plena crise de vendas de veículos e apenas três anos depois de a empresa inaugurar a primeira fábrica no País, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, no Paraná. O novo aporte dará conta de ampliar a unidade e de construir nova planta para produzir pneus para caminhões. 

Esta nova linha receberá R$ 312 milhões do pacote anunciado, para financiar a infraestrutura e a compra de equipamentos. A ideia é que, ao nacionalizar mais produtos, a companhia mantenha fornecimento estável o mercado brasileiro de veículos de carga. Atualmente a Dunlop importa esses pneus. Segundo a empresa, o segmento deve crescer 2% ao ano após a fábrica ser inaugurada, o que justificaria o investimento. 

A unidade começará a ser construída em 2017 e passará a operar em março de 2019 com capacidade para produzir 500 pneus por dia. A planta deve manter a flexibilidade para elevar este volume de acordo com a demanda. A rede centros de atendimento de caminhões, chamados truck centers, também vai crescer. Hoje são 10 casas espalhadas pelo Brasil. 


Continua depois da publicidade


A fábrica contará com o sistema de produção japonês Sun System, que, segundo a companhia, permite a fabricação de pneus sem emendas. A companhia aponta que a tecnologia garante alta qualidade e mais conforto na rodagem, com menor tempo de resposta às manobras.

R$ 175 milhões para planta paranaense

A primeira fábrica da Dunlop no Brasil, inaugurada em 2013, vai receber fatia de R$ 175 milhões do investimento anunciado pela companhia. A planta, que produz pneus para carros de passeio, atingiu a capacidade máxima de 15 mil unidades por dia no fim de 2015. Com a expansão o potencial saltará para 18 mil pneus diários até o fim de 2019. 

A decisão de investir no Brasil foi motivada pelos bons resultados no mercado local, com evolução de 62% nas vendas no ano passado. A Dunlop alcançou ainda participação de 10% na reposição de pneus de carros de passeio. O fornecimento de componentes originais também avança, com clientes como Toyota, Volkswagen e FCA, todos conquistados ao longo de 2015. 

“A decisão pela expansão e aporte reforça definitivamente nossa presença no mercado brasileiro. Ampliar o negócio propicia o abastecimento com a produção local e evita a variação de preço com a flutuação cambial e seus riscos inerentes à importação de produtos”, destacou em comunicado Shizuma Kubota, presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.




Comentários