Vale vê substituição mais lenta de mineradoras menores

Se o preço permanecer por volta de US$ 50 a tonelada deve haver desaceleração

A substituição de mineradoras menores de minério de ferro por companhias globais de mineração começará a desacelerar se o preço permanecer por volta de US$ 50 a tonelada, disse o diretor global de marketing e vendas de minério de ferro da Vale, Cláudio Alves, nesta quinta-feira.

"O problema não é a demanda, o problema está do lado da oferta. O excesso de capacidade é uma questão global. Por conta disso ainda veremos um período longo e doloroso de ajuste no setor", disse Alves à Reuters.

Um avanço nos preços do aço na China ajudou o minério de ferro à vista a se recuperar em cerca de 30% neste ano, mas Alves vê mais volatilidade à frente.

"O setor pode ter um pouco de respiro mas não estou tão confiante sobre o momento à frente. Acredito que veremos uma estrada esburacada adiante com muita volatilidade tanto no aço quanto no minério de ferro", afirmou.

Várias mineradoras menores de minério de ferro fecharam devido à derrocada dos preços do minério nos últimos três anos e a mineradora australiana Fortescue Metals Group não viu nenhuma delas retomarem a produção desde a recente recuperação de preço, disse um porta-voz da empresa por e-mail.

"Naturalmente, os preços melhores desaceleração o processo de saída de outros", disse o porta-voz.

De uma mínima de 37 dólares a tonelada em dezembro, o minério teve um rali, chegando a 68,70 dólares em abril, impulsionado pela alta dos preços de aço chinês que muitos operadores e analistas atribuíram em grande parte ao aumento de compras no varejo. O preço era de 55,90 dólares na quarta-feira.

A Vale também espera que a economia chinesa cresça entre 6 e 7% até o início da próxima década, o que deve continuar a sustentar a demanda por minério de ferro, disse Alves.

A mineradora brasileira não tem mais planos de expansão após elevar sua capacidade produtiva para 450 milhões de toneladas até 2019/2020, disse Alves, contra entre 340 milhões e 350 milhões de toneladas neste ano.


Tópicos: