Janela inteligente pode bloquear 80% da luz ou do calor

Os dois componentes do nanocompósito são organizados na forma de uma rede interpenetrante.

As janelas inteligentes prometem um novo salto de qualidade graças ao trabalho de Jongwook Kim e seus colegas da Universidade do Texas em Austin, nos EUA.

Em 2013, a equipe desenvolveu uma janela inteligente capaz de regular a luz e o calor de forma independente.

Agora eles obtiveram dois avanços significativos na manipulação dos seus materiais eletrocrômicos: um modo frio altamente seletivo, e um modo quente mais eficiente.

Eletrocrômicos são materiais que mudam de cor pela aplicação de uma corrente elétrica.

Com isto, a janela inteligente pode deixar passar a luz e bloquear o calor, ou deixar passar o calor e bloquear a luz.

Esse controle mais preciso e mais seletivo deverá ajudar a economizar na conta de energia, seja ela usada nos sistemas de ar-condicionado ou de aquecimento.

Rede interpenetrante

O modo frio do material permite controlar até 90% do calor e até 80% da luz visível. O chaveamento do modo frio para o modo quente, ou seja, fazer a janela inteligente mudar de comportamento, leva apenas alguns minutos.

A equipe otimizou o material organizando os dois componentes do compósito de forma a criar uma rede porosa, mas interpenetrante, criando rotas para o transporte de cargas eletrônicas e iônicas. Essa organização permite uma troca rápida entre os modos de operação.

O objetivo agora é desenvolver uma técnica de estruturação do nanocompósito eletrocrômico que possa ser utilizado em escala industrial a um custo competitivo.