Harman inaugura fábrica em Manaus

Empresa investe R$ 100 milhões para montar módulos de infoentretenimento.

A Harman do Brasil vai inaugurar fábrica em Manaus (AM) dia 28 de setembro, concretizando um projeto iniciado há pouco mais de um ano com o objetivo de concorrer no mercado brasileiro de sistemas para infoentretenimento automotivo, oferecendo equipamentos e softwares. Com investimento de R$ 100 milhões, a empresa vai produzir sistemas de navegação, rádios conectados e módulos de telemática. A unidade, que já opera com produção piloto, abrigará 250 funcionários até sua inauguração formal. 

Como não há fontes de suprimento locais para os componentes eletrônicos sofisticados exigidos na montagem dos equipamentos, a Harman precisa recorrer à importação. Flavio Sakai, diretor de marketing e vendas, explica que a dependência a compras no exterior varia caso a caso, na faixa de 65% a 90% do valor do equipamento. “A maior contribuição local está na logística, montagem e teste do produto final”, afirma. Há um ano e meio na empresa, ele participou da estruturação da operação em Manaus e constituição da equipe de profissionais, aproveitando a experiência adquirida em sua passagem pela Siemens, VDO e Continental, antes de se juntar à Harman. 

A empresa já tem instalações fabris e administrativas também em Nova Santa Rita, nas proximidades de Canoas (RS), onde fabrica alto-falantes para eventos e o aftermarket automotivo. A partir de novembro serão montados produtos para fabricantes de veículos. A Life Style, uma das linhas de produtos mais conhecida da Harman na área de consumo, inclui fones de ouvido, alto-falantes e home theaters. 

Outra atividade da companhia é o fornecimento de soluções conectadas para o setor automotivo, como o cloud service disponível nos novos Duster, Sandero e Logan, que permite gerenciar a interface do sistema multimídia dos veículos com Facebook e Twitter, entre outras aplicações. 


Continua depois da publicidade


Operação global

A Harman reúne 25 mil profissionais globalmente e registrou vendas de US$ 5,9 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março. A marca provê tecnologia e serviços de integração para os mercados automotivo, de mobilidade e telecomunicações. “Mais de 25 milhões de veículos estão equipados com nossos sistemas de conectividade, áudio e infotainment”, esclarece Sakai. A empresa possui marcas de prestígio como AKG, Harman Kardon, Infinity, JBL, Lexicon, Mark Levinson e Revel, que atendem audiófilos, músicos e iniciativas na área de entretenimento.




Comentários