Espaço do Sebrae/RS terá Desafio de Robótica, Fab Lab e Tecnologia Assistiva, entre outros atrativos

O ambiente já tecnológico por natureza, proporcionado por centenas de expositores que apresentam seus principais produtos e lançamentos, estará ainda mais atrativo durante a próxima edição da Mercopar, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece de 6 a 9 de outubro, em Caxias do Sul. O Salão da Inovação, coordenado pelo Sebrae/RS, ocupará 312 m² com atividades variadas que colocarão o público em contato com ideias, projetos, equipamentos e iniciativas que podem ser utilizadas pelas empresas já estabelecidas e por futuros empreendedores.

Entre as atrações que estão sendo preparadas está o Desafio de Robótica, desenvolvido em parceria com o Polo Marista de Formação Tecnológica, de Porto Alegre, onde o objetivo será construir um artefato que “encaixe” o motor de um caminhão no chassi. Já o espaço Fab Lab será composto por uma pequena oficina e um laboratório, onde os participantes da Mercopar poderão desenvolver protótipos rápidos, utilizando equipamentos como impressora 3D e fresadora, entre outros, com a orientação de técnicos. O assunto “criatividade” será abordado de forma mais específica em oficinas com temáticas sobre Storytelling, Gamificação, Geração de Ideias, Arduíno e Prototipagem 3D. E o Espaço de Tecnologia Assistiva, que está tendo a sua formatação finalizada, promete mostrar alguns desafios tecnológicos que poderão ser solucionados por empresas expositoras ou não.

“Serão muitas atividades realizadas ao mesmo tempo e que estarão disponíveis a expositores e visitantes da feira. O objetivo é mostrar o que já está acontecendo no mercado, as novidades, tendências e oportunidades”, ressalta o técnico Gustavo Schneck Moreira, da Gerência de Inovação e Tecnologia do Sebrae/RS. Exemplos de criatividade também poderão ser vistos de perto junto a expositores que participam em projetos de inovação do Sebrae, através dos programas Agentes Locais de Inovação (ALI) e Inova Pequena Empresa RS. O Salão de Inovação contará ainda com um lounge para permitir o network entre os participantes.


Continua depois da publicidade


A Mercopar será realizada no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com expositores de vários estados brasileiros. O evento é reconhecido como o mais importante na área de inovação industrial e subcontratação da América Latina, envolvendo as áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG.

O cadastro para visitação, assim como mais informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.