Honeywell lança software de monitoramento industrial que reduz custos com manutenção

Solução Uniformance Asset Sentinel pode diminuir o tempo de parada de produção em até 10% e cortar gastos na linha de produção em até 15%.

A Honeywell Process Solutions (HPS) acaba de lançar o Uniformance Asset Sentinel, software de monitoramento contínuo de equipamentos e de processos que ajuda a prever e a evitar falhas nas instalações industriais e performances operacionais que estiverem fora dos padrões.

O Uniformance software suite expande o portfolio da HPS e acompanha a tendência nas empresas de adotar a Internet das Coisas – Industrial (IIOT), que permite às companhias coletar, organizar e analisar os dados para um ativo específico. Essas análises podem transformar os processos de trabalho de reativo para proativo, ajudando as operações das plantas industriais a evitarem paradas não planejadas e a melhorarem o desempenho da segurança nas instalações.

“O Uniformance Asset Sentinel é a evolução mais recente da tecnologia que comprovadamente cuida de bilhões de dólares em ativos dos mais variados setores, como petróleo e gás, geração de energia, mineração, refino e fabricação de produtos químicos”, afirma Mike Brown, diretor de Marketing Global para a Divisão de Soluções Avançadas da HPS. “Com mais de 40 anos de experiência no processo de controle e automação, a Honeywell proporciona conhecimento para resolver inúmeros problemas, dos básicos até os mais complexos”, completa.

A solução ajuda as empresas a aumentarem a utilização de ativos industriais em até 10%, reduzindo o tempo de inatividade não planejado. A ferramenta também pode diminuir os custos de manutenção em até 15%, graças a uma melhor prevenção de falhas de equipamento e operações ineficientes.

A tecnologia acessa os dados, de forma contínua, a partir de várias fontes, entre elas os parâmetros de processo e detalhes sobre vibrações e alarmes. Usando uma ferramenta de processamento de eventos complexos, em tempo real, o Uniformance Asset Sentinel monitora o desempenho, a saúde, a eficiência e os cálculos relacionados à segurança e compara esses resultados com um modelo de desempenho esperado. Os desvios previstos ou detectados, a partir destes modelos, geram notificações que facilitam a investigação e a intervenção, minimizando o custo e a frequência de um evento de risco.


Continua depois da publicidade


Os modelos pré-definidos de melhores práticas para mais de 100 tipos de equipamentos, tais como bombas, compressores, trocadores, válvulas e turbinas, combinadas com a interface perfeita do software de simulação de design de processo (UniSim® Design), ajudam os clientes a implantarem rapidamente o equipamento ou o processo de monitoramento em qualquer ativo da planta, eliminando a necessidade de desenvolvimento de modelos complexos.

Grandes instalações de refino e química estão implementando o Uniformance Asset Sentinel para ajudá-las a superarem o desafio de acessar dados de várias fontes e transformá-los em informações prontas para serem usadas. Além do impacto positivo na segurança, esta capacidade pode se traduzir em maior eficiência operacional, agilidade e, em última instância, em margens mais elevadas.