Junker apresenta a retificadora Jucenter 6L

A retífica de alta velocidade com rebolo CBN combina todas as possibilidades de retificação em uma única base.

O Grupo Junker apresenta a Jucenter 6L, a retífica de alta velocidade com rebolo CBN que combina todas as possibilidades de retificação em uma única base. Ao invés vez de operar com máquinas individuais para as diferentes tarefas de retificação, os processos são feitos em dois centros separados, porém instalados sobre a mesma máquina. O resultado é altamente eficiente com a mais elevada precisão. 
 
A retífica Jucenter 6L do Grupo Junker oferece alto rendimento e precisão com a típica qualidade dos produtos da empresa. Projetada para usinar três tipos de eixos (eixos de comando, virabrequins e eixos de transmissão), a máquina opera com duas estações de trabalho, estabelecendo assim um novo padrão às operações de retificação. São várias versões, que podem ser combinadas para otimizar a produção em uma única base e um único comando. 

Conceito técnico

A Jucenter permite operar duas estações em uma única máquina. A estação 1 é usada geralmente para retificação circular de assentos de mancais em eixos de comando ou virabrequins. A estação 2 é para retificação não-circular nos casos de perfís de cames ou de forma pendular em virabrequins. Dependendo da especificação da máquina, a JucenterR pode ser equipada para produções da direita para a esquerda ou vice-versa de acordo com o sentido de alimentação das peças. 


Continua depois da publicidade


As peças são retificadas em uma sequência ininterrupta, com redução drástica do valor do investimento em comparação às outras máquinas do mercado, devido à economia com as unidades de carregamento e descarregamento, equipamentos auxiliares e controles. Em números, a forma compacta da Jucenter 6L representa uma redução de cerca de 40% no valor investido, de 60% no espaço ocupado e 50% na mão-de-obra. Cálculos realizados pela Junker mostram que a máquina trabalha com tolerância de 1 milésimo e pode finalizar um mancal, por exemplo, a cada 45 segundos.

Vantagens técnicas

A Jucenter 6L reúne as vantagens de duas tecnologias diferentes em uma única máquina, garantindo aumento da produtividade e aumento da confiabilidade do processo. Entre seus avanços tecnológicos estão aferição em processo com o controle da precisão dimensional, controles como o "Learning function", incluindo a compensação automática do desvio de circularidade e erros dimensionais, alta precisão com guias circulares hidrostáticas (eixo X, fuso de alimentação e rolamentos axiais) e processos desacoplados. 




Comentários