Audi tem novo centro de treinamento

Estrutura duplica a capacitação anual dos funcionários da rede.

A Audi tem agora um Centro de Treinamento e Competência Tecnológica (CT) na zona sul da cidade de São Paulo. A empresa já investiu R$ 6 milhões na nova estrutura. Até o fim de 2016 serão R$ 10 milhões. O novo prédio tem mais de 4,2 mil metros quadrados.

“Precisávamos ampliar nossa área de treinamento porque queremos vender 30 mil unidades por ano até 2020 e para isso vamos triplicar o número de concessionárias”, afirma o presidente da Audi do Brasil, Jörg Hofmann. A empresa tem hoje 41 revendas. Em 2014 vendeu 12,5 mil veículos. Até o fim deste ano deve passar a 50 revendas e 15 mil carros entregues, como consequência do início da produção nacional, em setembro, do A3 sedã.

O novo CT dá um salto importante, passando de 900 a 1,8 mil funcionários capacitados por ano. A área dedicada a treinamentos tem agora 2,2 mil metros quadrados, sendo quaro quatro vezes maior que a anterior, anexa ao centro de distribuição de peças inaugurado em Jundiaí (SP) em agosto de 2012 (veja aqui). 

“Com a transferência para cá resolvemos dois problemas: ampliamos a capacidade de treinamento e abrimos espaço para o armazenamento de peças”, afirma o diretor de pós-venda, José Sétimo Spini. Com a transferência do CT para São Paulo, o centro de Jundiaí recebeu mezaninos e teve sua capacidade de estocagem ampliada em 15%. 

Padrão internacional

Segundo a Audi, no novo CT paulistano ocorrerão todos os treinamentos de vendas e pós-vendas para os funcionários da rede. No fim do ano passado eles somavam 560 colaboradores e chegarão a 765 até o fim de 2016. 

O centro comportará até cinco treinamentos simultâneos. As aulas serão dadas por instrutores certificados pela Audi AG da Alemanha. “O local seguiu o padrão internacional adotado pela Audi, mas mesmo os alemães ficaram bem impressionados pelo que viram aqui”, afirma Spini. O CT poderá receber ainda eventos corporativos para a rede de concessionários e terá uma oficina para manutenção de veículos de frota.


Continua depois da publicidade


Embora inaugurado oficialmente no dia 28 de maio, o espaço já vem sendo utilizado em treinamentos. Tem quatro áreas distintas de capacitação, o que inclui salas teóricas e práticas à prova de som para treinamentos técnicos, teóricos e comerciais, equipamentos de diagnóstico e aferições, showroom de acessórios, lounge e um piso superior com escritório, cantina e pátio para veículos. 

Também funcionará no novo prédio o Technical Support Center Latin America, que contará com uma equipe inicial de cinco engenheiros para dar suporte técnico aos mercados da América Latina, englobando um total de 29 países. 

A área será representante oficial do departamento de serviços técnicos de Ingolstadt, onde fica a fábrica alemã da Audi, e realiza serviços técnicos investigativos, suporte e monitoramento de qualidade para as importadoras e subsidiárias da marca na América Latina.