Empresas se instalam na Paraíba para subsidiar fábrica da Fiat

Três das empresas geram mais de 300 empregos.

A implantação da fábrica da Fiat, instalada estrategicamente na divisa entre os Estados de Pernambuco e da Paraíba, vai proporcionar a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico na região. A análise é do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que adiantou que, pelo menos três das empresas vão subsidiar a montadora se instalaram em solo paraibano, o que vai gerar 300 empregos diretos no Estado.

Coutinho lembrou que o projeto inicial da Fiat era instalar sua montadora em Suape, mas graças a articulação com o então governador Eduardo Campos (PSB), o local foi mudado para prestigiar os dois estados nordestinos.

“A fábrica podia ter permanecido em Suape, o terreno já estava escolhido, mas o Governo de Pernambuco trouxe para a divisa com a Paraíba e nos proporcionou o direito a usufruir desse investimento, hoje temos mais de 300 empregos diretos gerados graças à instalação da Fiat e vamos ter outros tantos indiretos também”, destacou.

Para o governador, as empresas que vão subsidiar a fábrica da Fiat no estado de Pernambuco reconheceram na Paraíba um alto potencial de investimento.

“Temos três empresas que vão vender para a Fiat, uma delas é a LM Came, que vai gerar 60 empregos diretos e mais de 200 indiretos aqui no Estado. Essa empresa fabrica estruturas metálicas, concebidas para movimentar as peças dos veículos. Temos também a EFG , que é uma empresa responsável pela fabricação dos robôs e diversos dispositivos e programas utilizados na linha de montagem, de alta tecnologia. Esta é uma empresa italiana que veio se instalar na Paraíba e já está operando, e por fim temos a Samart Park, que é a primeira fábrica da empresa no Brasil, que produz embalagens de diversas partes dos veículos e são fornecedores de referência para o grupo Fiat”, elencou.

Além dessas três empresas, outras estão chegando e outras já estão assinalando o protocolo de intenções para se instalarem no Estado e proprocionar ainda mais vagas no mercado de trabalho.


Continua depois da publicidade


“Nós não queremos viver em função da Fiat, mas nós queremos que a Fiat seja um dos componentes desse mix que nós estamos produzindo nessa região, se vocês observarem, o Governo do Estado está investindo quase R$ 30 milhões para duplicar a rodovia que liga a BR-101 até Pitimbu. O nossos governo está fazendo um novo distrito industrial com recursos próprios, que até hotel vai ter, ou seja, nós estamos plantando sementes e criando raízes fortes para que a Paraíba saia do estágio de quem olha para o setor publico como sua única salvação e não é e nunca será”, desabafou.

Imagem: Rafael Neddemeyer/ Fotos Públicas

A fábrica da Fiat foi inaugurada na manhã desta terça-feira (28). Dentre as diversas autoridades presentes no evento, estiveram presidenta Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

(Com informações de Henrique Lima)