Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos reúne profissionais da indústria metalmecânica

O evento será realizado de 15 a 18 de junho, em Pernambuco.

Engenheiros, técnicos e especialistas do Brasil e de mais 13 países, que atuam na área de inovação e controle de qualidade para o setor industrial nos segmentos da mecânica, metalurgia, química e de petróleo, estarão reunidos na 13ª Conferência sobre Tecnologia de Equipamentos (Coteq). O evento será realizado de 15 a 18 de junho, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center, município do Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco. As inscrições podem ser feitas pelo site da Coteq.

Oferecendo oportunidades de atualização profissional, troca de experiências e networking qualificado, a Coteq tem como objetivo contribuir para o avanço tecnológico e desenvolvimento da indústria de equipamentos. Com periodicidade bienal, a conferência vem sendo realizada em Pernambuco. “Estamos aproveitando a forte ascensão que o Estado vem experimentado no segmento industrial em virtude da recente implantação de importantes empreendimentos estruturadores, como estaleiros, refinaria de petróleo, montadora de automóveis e polo de equipamentos para geração de energia eólica”, afirma João Conte, diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), entidade que realiza a Coteq juntamente com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IPB).
 
Durante a conferência, os participantes terão uma ampla programação distribuída em congressos, seminários e minicursos que abordarão temas relacionados ao desenvolvimento e manutenção de equipamentos industriais, incluindo as áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeção, Integridade de Equipamentos, Análise de falhas, e Corrosão & Pintura. Além disso, serão realizados, paralelamente, o 4º Workshop Internacional de Soldagem e União de Materiais – Naval e Offshore; o 12º Fórum CTVP – Desafios da Indústria Brasileira de Tubulações e Vasos de Pressão: 2012 a 2022, e também o Workshop ASME Brasil (Sociedade Americana de Engenharia Mecânica). Ao todo, serão realizadas mais de 250 apresentações técnicas.
 
Outro evento de destaque da Coteq será a Expoequip - Exposição de Tecnologia de Equipamentos, que é destinada às áreas de Corrosão & Pintura, END e Inspeção de Equipamentos. Em seus estandes, a feira reunirá empresas nacionais e internacionais demonstrando o que há de mais recente em tecnologia industrial. Será também a oportunidade para os participantes ampliarem o seu relacionamento com os principais profissionais da área.
 
Em virtude da sua dimensão e relevância, a Coteq conta com a promoção da Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FNTS), Programa Multinacional de Avaliação de Integridade e Extensão de Vida de Equipamentos Industriais (Promai), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal de Santa Catarina.
 
Entre as instituições apoiadoras da Conferência, estão a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Asociación Argentina de Ensayos no Destructivos y Estructurales (AAENDE), Associação Brasileira da Indústria de Eletroeletrônicos (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq), Asociación Argentina de de Ensayos No Destructivos e Inspección (Asarendi), Centro de Tecnologia de Dutos (CTDUT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Instituto de Metais Não Ferroos (ICZ), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Organização Nacional da Indústria de Petróleo (ONIP), Sindicato da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico de Pernambuco (Simmepe), Governo de Pernambuco, Recife Convention Bureau, Sobratema e Universidade de Pernambuco (UPE). Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). O apoio oficial é da Fundação Capes, do Ministério da Educação.