Parker investe US$ 5 mi em terceira linha de produção de filtros

Empresa dobra a capacidade de produção de filtros separadores de combustível em sua fábrica de São José dos Campos.

A Parker Hannifin inaugurou no início do mês sua terceira linha de produção de filtros separadores de água Spin-on - componentes destinados a veículos movidos a Diesel. Equipada com robôs e manipuladores, a nova linha permitiu dobrar a capacidade da fábrica. Com investimento total de US$ 5 milhões, foram automatizadas três etapas da produção de filtros separadores: pintura, montagem e embalagem do produto acabado.

A nova linha contribui também para a elevação do nível de segurança e confiabilidade do processo produtivo. A Linha 3 é equipada com vários dispositivos à prova de falhas, que impedem que a peça seja montada de forma errada. Além disso, nela os testes de qualidade são aplicados automaticamente aos produtos.

A montagem da nova linha consumiu seis meses de trabalho e envolveu as equipes de Produção, Lean e Qualidade. Antes do início da instalação dos equipamentos, um protótipo de madeira e papelão foi construído em tamanho real para otimizar a disposição de máquinas e operadores na linha.

Foram automatizadas três etapas da produção de filtros separadores.
Imagem: Divulgação

Competitividade


Continua depois da publicidade


Com este investimento, a Parker amplia a oferta de filtros de alta qualidade e a pronta entrega de componentes a seus clientes do mercado de reposição e montadoras. "Todos os fabricantes de veículos, caminhões e ônibus instalados no Brasil utilizam nossos filtros", destaca Sérgio Monteiro, gerente geral da Divisão Filtração da Parker. "Estamos expandindo nossa área de atuação e lançando produtos patenteados para proteger o mercado de nossos distribuidores", informa. "Uma vez que a linha traz melhorias de produtividade e redução de custos, isso fará com que nos tornemos ainda mais competitivos no mercado", avalia Monteiro.

Presidente do Grupo Parker Hannifin na América Latina, Candido Lima ressaltou que este investimento evidencia a confiança da empresa no país. "Apesar do atual momento econômico, continuamos apostando nas oportunidades e em nossa Divisão Filtração, que vem crescendo continuamente", informa. "Além disso, o Brasil conta com uma excelente base de veículos comerciais, que deve continuar crescendo a médio e longo prazo", pontuou.

A Linha 3, inaugurada no último dia 4, faz parte do complexo fabril da empresa localizado em São José dos Campos (SP), inaugurado em 2006 como a mais moderna fábrica de filtros da América Latina. Rob Malone, presidente do Grupo Filtração, Michael Kurlich, vice-presidente de Controladoria e Dale Bayley, diretor de Lean do Grupo Filtração, prestigiaram o evento de inauguração, que contou com a participação de distribuidores, colaboradores e imprensa especializada.




Comentários