por Tefen    |   28/01/2015

Fuso Spinjet HSM da Iscar

Em cada campo, de tempos em tempos, surge um novo divisor de águas. O fuso Spinjet HSM Jet é justamente isso.  Ele possibilita a verdadeira usinagem com alta velocidade, com uma fração do custo de uma máquina High Speed, e com grande facilidade de uso. Proporciona dessa forma grande economia e aumento de produtividade.  

Quando introduzida pela primeira vez, a usinagem por comando numérico (NC) foi um marco, revolucionando a indústria da usinagem, possibilitando a fabricação de peças com maior rapidez e precisão do que nunca antes atingido. Como resultado, a produção e a produtividade foram drasticamente aumentadas.  

Naquela época, a tecnologia e os equipamentos, como o fuso da máquina, por exemplo, girava mais rápido do que a ferramenta de corte, que era tipicamente produzida em aço-rápido. Com o tempo, outros materiais mais endurecidos foram usados e os outros mais, como o metal duro submicron, foram também desenvolvidos. As velocidades cada vez mais altas das ferramentas de corte finalmente ultrapassaram as velocidades dos fusos das máquinas tradicionais. Isso afetou ainda mais as ferramentas com pequenos diâmetros, já que necessitam trabalhar com rotações mais elevadas.

A necessidade de velocidade    

Imagem: Divulgação

A indústria abordou essa alteração circunstancial, através do desenvolvimento de máquinas de alta velocidade e de fusos auxiliares também com altas velocidades.

Mesmo sendo uma tendência óbvia, máquinas com altas velocidades são caras, ocupam valiosos espaços de chão-de-fábrica e podem muitas vezes ficar ociosas.  Fusos auxiliares, quanto mais flexíveis e baratos, acabam gerando problemas de desempenho.

É aí onde o fuso Spinjet HSM JET entra! Com uma tecnologia em fusos avançada e altamente inovadora, proporciona resultados que os fabricantes buscam, tornando-se uma alternativa real ao investimento em máquinas de altas velocidades.


Continua depois da publicidade


Spinjet HSM

Imagem: Divulgação

O fuso Spinjet HSM Jet da Iscar utiliza uma pressão de refrigeração entre 20 e 40 bar, para atingir altas velocidades. Com maior pressão da refrigeração, a velocidade do fuso aumenta, chegando até a 50.000 RPM. Em rotações como essa, os fabricantes podem economizar até 70% no tempo de usinagem. Para os fabricantes que optam por velocidades inferiores, dois outros modelos Spinjet possibilitam rotações de até 20.000 ou 30.000 RPM.

Suficientemente compacto, o Spinjet pode ser manuseado facilmente pelo operador em qualquer maquina de fresamento ou torneamento. Ele é armazenado no magazine da máquina, sendo facilmente acessado e montado com qualquer ferramenta standard.

O Kit Spinjet Plug and Play inclui um receptor wireless que monitora o RPM, permitindo o acompanhamento da usinagem e intervenção, se necessária.

Imagem: Divulgação

Desempenho

Testes comparativos de usinagem foram realizados com e sem a utilização do Spinjet e os resultados mostraram um aumento significante de economia no tempo e na vida da ferramenta com a utilização do fuso HSM. Por exemplo, em fresamento de rosca no material SAE 4340, a redução de tempo da peça foi de 70% e resultou em um aumento da vida da ferramenta em aproximadamente 200%. No fresamento de um molde com material V2, o tempo total do ciclo de usinagem foi reduzido em mais de 60% e o tempo do processo de polimento foi cortado pela metade.

Vantagens sustentáveis

Não só os tempos de ciclo foram reduzidos, como também houve uma economia de energia e de custos, eficiente remoção dos cavacos, aumento da vida da ferramenta e menor desgaste no fuso da máquina.

Aplicações

O Spinjet da Iscar é ideal para operações de acabamento e semi-acabamento, incluindo várias aplicações de fresamento, furação, retificação, gravação, chanframento, e o melhor, em uma ampla gama de materiais. Além disso, as ferramentas com menor diâmetro, necessárias em várias operações, conseguem trabalhar com as velocidades exigidas.

Aqui os programadores CAM entram em cena com um grande caminho, já que as mais eficientes trejetórias de ferramentas que criam, podem se estender ainda mais com a utilização do Spinjet, executando movimentos com altas velocidades, alcançando tempos de ciclos muito mais rápidos.

Qualidade

Mas o que dizer da peça e da qualidade de superfície? Será que o Spinjet sacrifica a precisão aplicando alta velocidade? Absolutamente não! Junto com as rotações mais elevadas, essa tecnologia da Iscar garante desvios de apenas alguns microns, gerando alta precisão. A usinagem com alta precisão resulta em excelente qualidade de superfície, sendo um especial e importante atributo das peças acabadas.

Ponto de partida

O Spinjet da Iscar agrega velocidade com precisão, resultando em produtos com alta qualidade produzidos de forma rápida – objetivo de todos os fabricantes.  Com sua tecnologia e desempenho, o Spinjet não só possibilita maior eficiência e flexibilidade na usinagem, como também é uma verdadeira alternativa para evitar investimentos em máquinas com altas velocidades, sendo a chave para significante economia para os fabricantes.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Tefen

CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica