Perua sem motorista usa apenas câmeras de vídeo

Engenheiros franceses apresentaram um veículo de transporte coletivo sem motorista que consegue se movimentar usando apenas câmeras para rastrear o ambiente.

É uma novidade significativa porque os experimentos têm mostrado a necessidade de uma variedade de sensores para capturar as informações necessárias para conduzir um veículo em ambientes reais, o que inclui, além das câmeras, radares, sensores de infravermelho, rastreadores a laser, GPS diferenciais, entre outros.

A equipe da Universidade Blaise Pascal, na França, afirma que a tecnologia foi desenvolvida para funcionar em dois estágios.

O objetivo da primeira etapa é identificar todos os pontos significativos na rota a ser seguida, o que é feito em um vídeo gravado preliminarmente em uma viagem inicial, na qual o veículo é conduzido manualmente - a maioria das tecnologias de carros sem motorista demonstradas até agora exige esta etapa.

A segunda fase corresponde ao modo automático, durante o qual o veículo monitora continuamente o seu caminho, garantindo que as imagens fornecidas pelas câmeras de bordo correspondem tanto quanto possível à sequência inicialmente filmada. O vídeo inicial desempenha assim o papel de uma pista virtual que o veículo deve seguir quando viaja no modo autônomo.

Elevador?

A perua, construída em parceria com o Grupo Ligier, pode transportar até 10 pessoas em rotas curtas, ao redor de um quilômetro.

Por isto, os engenheiros franceses afirmam que, no estágio atual, o protótipo EZ 10 é mais parecido com um "elevador horizontal", podendo ser útil em aeroportos, parques de diversão e grandes áreas industriais.

As câmeras permitem identificar um obstáculo em potencial a uma distância de até 50 metros. Nestes casos, o EZ 10 diminui a velocidade para esperar que o obstáculo saia da frente, ou pára quando o perigo fica próximo demais.