Vendas de veículos recuam 7% em outubro

306,9 mil unidades foram emplacadas no décimo mês do ano; na comparação com setembro, alta é de 3,6%.

As vendas de veículos novos no Brasil em outubro subiram 3,6% sobre setembro, mas caíram 7% no comparativo anual, para cerca de 306,9 mil unidades, informou uma fonte do setor citando dados preliminares.

Os licenciamentos de carros no mês passado somaram 214 mil unidades, enquanto os emplacamentos de comerciais leves foram de 77,8 mil. O setor teve ainda vendas de 12 mil unidades e de 3,1 mil ônibus no mês passado, disse a fonte. A indústria divulga dados consolidados do setor da Anfavea na quinta-feira, incluindo produção e exportações.

Por dia útil, as vendas totais do mês passado corresponderam a 13,3 mil unidades ante média de 14,4 mil em outubro de 2013. O desempenho de outubro está em linha com a média de vendas por dia útil do primeiro semestre, de 13,3 mil veículos, embora os dados da primeira metade do ano sofreram influência de feriados forçados em cidades-sede da Copa do Mundo.

A Anfavea espera que o movimento de vendas do segundo semestre seja melhor que o da primeira metade do ano, crescendo 14,3% no período. Para o ano como um todo, a expectativa é de queda de 5,4% nos licenciamentos, a 3,564 milhões de unidades.

Com o desempenho do mês passado, a indústria acumula vendas de 2,83 milhões de veículos, queda de 9% sobre o total licenciado de janeiro a outubro de 2013.

Na semana passada, executivos de montadoras presentes no salão do automóvel de São Paulo afirmaram que esperam certa recuperação nas vendas nos últimos meses do ano em relação aos meses anteriores, diante do fim das incertezas sobre eleições e pagamento do 13º salário.

Os executivos, que incluíram o presidente da General Motors para a América do Sul, Jaime Ardila, defenderam início de negociações do setor com o governo federal para uma prorrogação das alíquotas reduzidas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre as vendas de veículos para além de dezembro deste ano.