Inovação além do desenvolvimento de produtos

Com o slogan “A inovação que inova a indústria”, a feira de Subcontratação e Inovação Industrial – Mercopar, que termina nesta sexta-feira (3), em Caxias do Sul (RS), estimulou a inovação não através da exposição de novos produtos à indústria. O Sebrae/RS, organizador do evento, também garantiu a oportunidade de visitantes aprenderem com workshops e oficinas que estimulam a criatividade e a inovação.

Uma das oficinas oferecidas pelo Sebrae/RS se propunha a estimular o desenvolvimento de novas ideias, projetos e soluções através do método Design Thinking. “Educação é o ponto do Sebrae e a oficina propõe mostrar uma ferramenta para uma nova forma de fazer negócios”, explica o gestor de projetos do Sebrae/RS, Gustavo Moreira.

Grupo estuda soluções inovadoras durante oficina.
Imagem: Karina Pizzini/CIMM

A ministrante e colaboradora da Idealiza Tools e Métodos, Carol Bucker, conta que o método estimula as inovações contínuas de forma a incentivar pequenas e médias empresas a inovar constantemente. “O pequeno empreendedor está conseguindo sair do padrão de inovação e focar em algo novo”, diz. As pequenas empresas têm se mostrado mais eficientes para inovar em gestão e soluções de produtividade. Por isso grandes empresas já têm se adaptado a esse conceito de inovação. “Pequenas empresas focam nas pessoas, pensam nas necessidades diárias. Você precisa pensar que as coisas são feitas de humanos para humanos”, ressalta.

O ministrante da oficina e colaborar da empresa Napalm, Carlos Idiart, adiciona à ideia de Carol: “Empatia é a 1ª coisa”. Idiart explica que inovação também está na forma que o empresário se comunica com o cliente.  O participante da oficina, Márcio Rossi, diz que o método é interessante pela forma como sugere a abordagem ao cliente. “Como trabalhamos com desenvolvimento de produtos, essa é mais uma ferramenta para melhorar a comunicação com o cliente”, fala. “Uma maneira bem interativa para transformar a ideia do cliente em realidade”, complementa.


Continua depois da publicidade





Comentários