Espaço de Inovação e Tecnologia será destaque na Mercopar

Um ambiente diferenciado dentro da feira, onde a presença de produtos inovadores possa gerar negócios e parcerias, além de proporcionar a capacitação de empresários. Esta é a principal proposta do Espaço de Inovação e Tecnologia que estará à disposição de expositores e visitantes durante a Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece de 30 de setembro a 3 de outubro no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

As novidades serão apresentadas por empresas participantes dos Programas ALI (Agentes Locais de Inovação) e Inova Pequena do Sebrae/RS, como a ZoomCar, fabricante de veículos ecologicamente corretos, a P&F Eletrônica, que atua no fornecimento de relatórios customizados a partir de desenvolvimento próprio (hardware, software e firmware), a Tecsistel Soluções em Tecnologia Industrial, a Maxiprod Informática Industrial, a Mekanodrill, especializada na fabricação de máquinas CNC, e a Vellmatic Máquinas Operatrizes.

Capacitações diferenciadas

Além das inovações apresentadas, o espaço oferecerá a oportunidade de qualificação para os empresários. “Vamos disponibilizar capacitações diferenciadas no mercado, como é o caso do Canvas e Design Thinking”, explica Gustavo Moreira, Gerente de Projetos na Área Inovação do Sebrae/RS.  O Design Thinking, que ocorrerá nos dias 30/09 e 01/10, é uma metodologia criativa que permite a inserção de um viés emocional na elaboração de estratégias e construção de projetos e soluções criativas, diante de problemas e desafios diversos enfrentados pelas equipes nas empresas de diferentes segmentos e mercados. Seus benefícios são vários, como o estímulo à motivação pela participação e envolvimento, integração de grupos, incentivo à criatividade e geração de resultados práticos.


Continua depois da publicidade


Já as Oficinas e Consultorias de Canvas (nos dias 02 e 03/10)  apresentam um modelo de negócios que descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização, auxiliando na descoberta de como se diferenciar, como reduzir custos e como obter receitas. “Vamos atender até 25 empresas em cada uma destas capacitações”, afirma Gustavo Moreira. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro.

A Mercopar 2014 contará com cerca de 500 expositores que apresentarão suas novidades nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. 


Tópicos: