Congresso da ABM começa segunda-feira (21) e promove debates sobre inovações na indústria

O maior fórum de discussões e de relacionamento dos setores minerometalmecânico e de materiais da América Latina acontecerá na próxima semana (de 21 a 25 de julho), na capital paulista. O 69º Congresso Anual da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) - Internacional reunirá mais de mil pessoas no Centro de Convenções Frei Caneca e contará com a participação de companhias como CBMM, CSN, Gerdau, Usiminas, Vale, Aperam, ArcelorMittal e Villares Metals. 

Serão apresentados 649 trabalhos técnicos, acadêmicos e empresariais, que mostram ações bem sucedidas e novas tecnologias empregadas no setor. A programação inclui palestras de renomados profissionais do Brasil e do exterior, mesas-redondas e sessões técnicas. Haverá ainda dois painéis tecnológicos para debater os rumos da inovação em importantes segmentos: 

- 'O futuro da segurança veicular no Brasil' (dia 23) - refletirá a busca do mercado pela produção de carros mais eficientes, com a participação de Debanshu Bhattacharya, considerado um dos principais profissionais da siderurgia mundial envolvidos no incremento de aços para aplicação automotiva. 
- 'As principais vantagens da utilização de estruturas metálicas na construção civil' (dia 24) - apresentará as novas tendências de projetos que dependem de soluções inovadoras, racionalização dos processos produtivos e conceitos mais arrojados na construção.

Simultaneamente e no mesmo espaço que o Congresso, serão realizados outros quatro importantes eventos para a comunidade técnico-científica:

Pan American Materials Conference 2014
Promovido pela ABM e TMS - The Minerals, Metals & Materials Society, em parceria com entidades de materiais das Américas, o evento atrairá líderes globais da Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, México e Peru. Discussões sobre projetos, avanços e tendências na área de materiais será o foco da Conferência, que terá 11 simpósios.

1° Workshop de Tratamentos de Superfícies de Ligas Resistentes à Corrosão
O evento é resultado de um Projeto da Fapesp, em pesquisa conjunta entre os departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP (Epusp) e da University of Birmingham (Inglaterra), no desenvolvimento de tecnologias de tratamento superficial utilizando tecnologia de plasma.

1st Brazilian-German Symposium on Materials Science and Engineering
A cooperação entre as comunidades brasileira e alemã em Ciência e Engenharia de Materiais é o assunto principal do Simpósio, organizado bienalmente pela Deutsche Gesellschaft für Materialkunde (DGM). O objetivo é apresentar um quadro atual da cooperação entre os dois países, tendo em vista fomentar acordos bilaterais.

14° Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas
Consolidado como o principal evento brasileiro direcionado aos futuros profissionais dos setores, o encontro terá como tema central 'Tecnologias e aplicações avançadas: tendências'. Nos dois primeiros dias, as atividades serão desenvolvidas no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP). A partir do dia 23, os estudantes participarão da programação do Congresso.

Os participantes terão acesso às atividades dos cinco eventos, inclusive à cerimônia de abertura que ocorrerá na tradicional Sala São Paulo, no dia 21, com show do cantor e compositor Milton Nascimento.

Inscrições e detalhes da programação do 69º Congresso Anual da ABM - Internacional no site do evento.

Serviço
69º Congresso Anual da ABM - Internacional
Data: 21 a 25 de julho de 2014
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo