Cockpit para piloto de avião sem janelas e com hologramas pode ser o futuro

A vista privilegiada do piloto de avião, que enxerga toda a paisagem à frente do veículo pode virar coisa do passado. A fabricante europeia de aeronaves Airbus teve aprovada no final de junho deste ano uma patente que muda radicalmente a cabine em que fica o condutor — e as razões são várias para que essa troca aconteça em um futuro distante.

O painel virtual oferece ao piloto melhor campo
de visão. Imagem: Divulgação

Para começar, a patente aposta no fim das janelas. O motivo é economizar ao dispensar os caros e pesados vidros de proteção, que ainda comprometem a aerodinâmica do veículos, pois mudam o formato do nariz do avião.

Como substitutos, o piloto teria painéis eletrônicos com projeções para controlar mais do que apenas o que está em sua frente, além de um sistema 3D de hologramas para deixá-lo em uma imersão completa do ambiente, incluindo nuvens e possíveis obstáculos em terra.

Como última medida, seria possível trocar a posição do deck de voo, passando para a cauda do avião (o que ainda garante algumas janelas pequenas) ou para um local não usado do compartimento de carga, na parte inferior do veículo.

Imagem: Divulgação

Mas nem adianta ficar animado com a possibilidade: a alteração ainda é apenas uma patente e não há indícios de que a Airbus fará tal mudança nos próximos anos. Pequenas mudanças no sistema de aeronaves podem levar décadas até serem propostas, aprovadas, testadas e implementadas em voos comerciais.