Tomra Sorting Recycling lança última geração do seu sistema de separação de metais

A Tomra Sorting Recycling apresentou na IFAT Ensorga, feira realizada na Alemanha, a última geração do Titech finder, o seu sistema de separação de metal baseado em sensores. 

Exposto no estande da Tomra Sorting Recycling, o novo Titech finder conta com tecnologia própria patenteada Deep Data. Esta última inovação permite a coleta, o tratamento e a análise de dados de múltiplos objetos de metal de forma constante e precisa.

A tecnologia Deep Data foi combinada com a tecnologia de processamento de imagens Suppixx® da Tomra Sorting Recycling, que melhora a resolução do sensor eletromagnético, permitindo uma maior precisão no reconhecimento.

Funcionando em conjunto, estas duas tecnologias permitem o reconhecimento inteligente de objetos através da identificação das menores diferenças das frações de metal quanto à sua forma, tamanho e intensidade. Isto permite que o Titech finder de última geração proporcione novos critérios de separação para melhorar diferentes tarefas de separação como, por exemplo, a recuperação de cabos.
 

Nova geração do Titech finder, da Tomra Sorting Recycling
Imagem: Divulgação

Trabalhando conjuntamente com o novo design de válvulas de alta precisão do Titech finder, a Deep Data permite controlar as válvulas com mais precisão do que nunca. Como as válvulas possuem o dobro da resolução em relação a seu antecessor, consegue-se uma maior precisão na ejeção e um aperfeiçoamento da pureza do produto entre 5 e 15%.
 
Ao monitorar continuamente a totalidade da correia transportadora e comprovar permanentemente as novas incorporações de metal, o Titech finder facilita o controle de processos e reduz as falhas ao detectar as incrustações de objetos metálicos na correia transportadora anulando o seu sinal, otimizando a qualidade do produto e garantindo a estabilidade do processo de separação.

Referindo-se a esta última inovação, Inês Hartwig, gerente de produto da Tomra Sorting Recycling, afirmou: “O nosso objetivo é inovar continuamente para proporcionar à indústria da reciclagem os sistemas de separação baseados em sensores mais eficazes e eficientes. Ao introduzirmos a Deep Data e combiná-la com a nossa tecnologia existente Suppixx® para permitir a coleta, o tratamento e a análise de forma constante, foi exatamente isso que fizemos. A IFAT oferece-nos uma excelente oportunidade para lançarmos a nossa última geração do Titech finder em nível mundial e para mostrarmos como pode ser utilizado para aumentar a rentabilidade através do aperfeiçoamento da pureza do produto e da redução dos custos operativos”.