Braskem investe R$ 1 milhão em novo aparelho

O Centro de Tecnologia e Inovação (CT&I) da Braskem, em Triunfo (RS), investiu R$ 1 milhão na aquisição de um novo equipamento que será utilizado para avaliar os tamanhos e as alterações das cadeias de polímeros pesquisadas nos laboratórios. Essas características são importantes na transformação e aplicação das resinas plásticas desenvolvidas pela empresa.

O aparelho, conhecido como cromatógrafo de permeação a gel (GPC Polymer-Char), permite análises simultâneas das cadeias de polímeros, o que proporcionará aumento de produtividade, redução no consumo de solventes e menor quantidade de resíduos, tornando todo processo mais sustentável.

Além disso, irá aumentar a capacidade da empresa de atender às necessidades de desenvolvimento de novos produtos, dando suporte às plantas industriais e aos clientes. "Outro aspecto que é preciso destacar é o fato de que toda a preparação e análise são executadas sem qualquer contato dos pesquisadores com os solventes", afirma Nércio Hexsel, coordenador do CT&I.
  
Sobre o CT&I
 
O Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem em Triunfo possui 11 laboratórios de pesquisa e seis Plantas Piloto. Essa estrutura é utilizada no desenvolvimento de novos materiais e tecnologias cujas aplicações melhoram a vida das pessoas e tornam os processos de transformação mais sustentáveis. Em 2013, o centro, que conta com 44 integrantes, realizou 46 mil análises, das quais 15 mil destinadas a apoio a cerca de 500 clientes. No mesmo período, 19% do volume comercializado de polipropileno e polietileno no Brasil foi oriundo de novos produtos desenvolvidos nos últimos três anos pela área de Tecnologia e Inovação da Braskem.  
 




Comentários