Quality Steel vai investir R$ 150 milhões em SP

Em Cruzeiro, a fábrica da Quality Steel, a sexta do grupo no país, vai gerar cerca de 150 vagas de trabalho.

A Quality Steel, empresa do grupo nacional Jefer, vai investir R$ 150 milhões na construção de um centro de serviços e distribuição de aço em Cruzeiro, no lado paulista do Vale do Paraíba. O cronograma prevê o início das obras no segundo semestre de 2014, com inauguração em aproximadamente um ano e meio.

A unidade terá equipamentos de corte, prensa e formação de tubos a partir de chapas de aço importadas ou compradas de usinas siderúrgicas nacionais. O principal cliente será uma fábrica de chassis e rodas da Maxion instalada na mesma cidade, o que acabou determinando a localização do projeto.

O objetivo é também atender a demanda dos polos de produção de veículos situados num raio de 220 quilômetros da fábrica, como o sul do Rio de Janeiro, São José dos Campos e Taubaté - as duas últimas no interior de São Paulo.

Estimativas do Instituto Aço Brasil, entidade que representa a indústria siderúrgica nacional, indicam que a cadeia automotiva responde por quase 27% do consumo de aço no Brasil, que no ano passado somou 26,4 milhões de toneladas. Apesar do uso crescente de insumos como alumínio e plásticos especiais para tornar os carros mais leves, o aço ainda é o material mais empregado pelas montadoras na produção de veículos. Representa, por exemplo, 56% do peso de um carro popular.

A nova linha da Quality Steel nasce com capacidade de processar 250 mil toneladas por ano, mas, se houver necessidade, há espaço no terreno de 110 mil metros quadrados para dobrar esse volume. Inicialmente, a fábrica vai ocupar uma área de 20 mil metros quadrados, podendo ser ampliada para 55 mil metros quadrados numa segunda fase de expansão.

Silvio Sanches, presidente do grupo Jefer, diz que vai pleitear com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o financiamento de cerca de 30% a 40% do projeto. Quanto às licenças ambientais e incentivos fiscais, a empresa tem recebido assessoria da Investe São Paulo, a agência do governo paulista responsável por atrair investimentos ao Estado.


Continua depois da publicidade


Em Cruzeiro, a fábrica da Quality Steel, a sexta do grupo no país, vai gerar cerca de 150 vagas de trabalho. Segundo Sanches, parte dos equipamentos que serão instalados na nova unidade já foi adquirida e está guardada em uma fábrica da empresa em Santa Catarina.