CNI: Índice de produção industrial sobe em fevereiro

CNI: Índice de produção industrial sobe em fevereiro

A produção da indústria brasileira continuou a registrar retração em fevereiro, mas em menor medida do que em janeiro, de acordo com a pesquisa “Sondagem Industrial”, divulgada nesta quarta-feira (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O mesmo ocorreu com o emprego. Ao mesmo tempo, os estoques seguiram em queda e aumentou a utilização da capacidade instalada no período.

O indicador de produção aferido pela entidade atingiu 48,3 pontos em fevereiro, de 47,4 pontos em janeiro. O indicador varia de zero a cem pontos, sendo que valores abaixo de 50 representam queda na produção em relação ao mês anterior. Em fevereiro do ano passado, esse índice estava em 49,8 pontos.

Já o indicador de nível de emprego na indústria foi de 48,9 pontos, no último mês, ante 48 pontos, em janeiro, e 49,8 pontos em fevereiro de 2013.

Capacidade instalada

O porcentual médio de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) subiu para 72% no mês passado ante 70% em janeiro e igual nível em fevereiro de 2013.

O indicador relativo à utilização de capacidade efetiva-usual, que considera o UCI comum para o mês, fechou fevereiro em 44,7 pontos, frente a 43 pontos em janeiro.

Estoques

Os estoques, por sua vez, continuaram em queda, mas em ritmo menor do que em janeiro. O índice de evolução de mercadorias estocadas indicou 49,8 pontos em fevereiro, o que representa queda, já que o indicador está abaixo de 50 pontos. Em janeiro, estava em 48,4.

Para a CNI, como o resultado está próximo da linha de 50 pontos, há estabilidade nos estoques de janeiro para fevereiro.

Esse resultado se refletiu no indicador que mede os estoques efetivos em relação aos planejados pelos industriais, que atingiu 49,9 pontos no mês passado, ante 49,2 pontos em janeiro.

A pesquisa da CNI foi feita com 2,085 mil empresas de todo o país entre os dias 6 e 18 de março.


Continua depois da publicidade


Emprego

Também, segundo a pesquisa, as expectativas dos empresários da indústria para os próximos seis meses permaneceram praticamente as mesmas entre fevereiro e março, com exceção das perspectivas para a oferta de emprego, que subiu.

O indicador que mede a percepção sobre a demanda futura na pesquisa “Sondagem Industrial” seguiu em 57,9 pontos. Na pesquisa, resultados acima de 50 pontos indicam uma perspectiva positiva para o futuro. O indicador de quantidade exportada ficou em 53,1 pontos. O indicador de compras de matérias-primas se manteve em 55,6 pontos.

O único índice que registrou alteração foi o relativo à quantidade de empregados, que cresceu de 51,1 pontos para 51,8 pontos. 

Por Lucas Marchesini/ Valor Econômico