Produção das montadoras sobe 16,9% em fevereiro ante 2013

A produção de veículos no país subiu 16,9% em fevereiro, comparativamente a igual período de 2013.

A produção de veículos no país subiu 16,9% em fevereiro, comparativamente a igual período de 2013. No total, as montadoras fabricaram 281,5 mil unidades no mês passado, entre automóveis de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.

Na comparação com janeiro, houve alta de 18,7% na atividade do setor, apesar de medidas tomadas por parte das montadoras para adequar a produção à desaceleração da demanda — à medida que foram se esgotando os estoques de carros com alíquotas menores do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) — e à retração das exportações para a Argentina. Isso inclui o afastamento temporário de operários em linhas da Peugeot Citroën em Porto Real (RJ) e da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná.

No primeiro bimestre, a produção de veículos no país caiu 2,7%, somando 518,6 mil unidades, informou a Anfavea, entidade que abriga as montadoras instaladas no país. A previsão da associação é de crescimento de 1,4% da produção neste ano, superando a marca recorde de 3,71 milhões de unidades de 2013.

Quando se considera apenas os carros de passeio e os utilitários leves, segmento que teve parte dos descontos no IPI retirada na virada do ano, a produção somou 262,7 mil unidades no mês passado, alta de 17,3% em relação ao volume de um ano antes. Na comparação com janeiro, houve crescimento de 18,8% na montagem de veículos leves.

Já a produção de caminhões — de 15 mil unidades no mês passado —subiu 8,5% na comparação anual e 9,8% em relação a janeiro. Nas fábricas de ônibus, houve alta de 23,1% na comparação com fevereiro de 2013. No total, 3,7 mil ônibus foram produzidos no Brasil durante o mês passado, 54,4% acima de janeiro.

Segundo o balanço da Anfavea, a ocupação nas montadoras, incluindo o setor de máquinas agrícolas, caiu 0,5% na passagem de janeiro para fevereiro, para 156,2 mil empregados.

Por Eduardo Laguna/ Valor Econômico


Tópicos: