Produção industrial avança 2,9% em janeiro, aponta IBGE

Produção industrial avança 2,9% em janeiro, aponta IBGE

A produção industrial brasileira aumentou 2,9% em janeiro na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais, quando houve recuo de 3,7% (dado revisado), apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou acima da média prevista por 20 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data, de alta de 2,4%. O intervalo das estimativas ficou entre aumento de 1% e avanço de 3,4%.

"No início de 2014, o setor industrial volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só na expansão de 2,9% na comparação janeiro de 2014/dezembro de 2013, mas também no perfil disseminado de taxas positivas, em que todas as categorias de uso e a maior parte das atividades apontaram crescimento na produção", destacou o IBGE em nota.

Ainda na base mensal, a produção de bens de capital subiu 10%, refletindo, em grande parte a retomada da fabricação de caminhões. "Vale destacar que esse crescimento foi o mais intenso desde junho de 1997 (14,5%) e interrompeu dois meses seguidos de queda na produção, período em que acumulou perda de 15,0%", apontou o organismo.

Bens intermediários tiveram ampliação de 1,2%, bens de consumo duráveis avançaram 3,8% e bens de consumo semi e não duráveis registraram incremento de 1,2%.

Entre as atividades, o IBGE destacou o desempenho em indústria farmacêutica, com alta de 29,4% em janeiro, perante o mês antecedente, veículos automotores, com crescimento de 8,7%, e máquinas e equipamentos, com expansão de 6,4%.

Na comparação com janeiro de 2013, porém, a produção industrial brasileira caiu 2,4%. No acumulado em 12 meses, o setor avançou apenas 0,5%, o que implica desaceleração frente à marca registrada em dezembro passado, de 1,2% de alta.

Por Diogo Martins/ Valor Econômico