Volkswagen faz oferta por totalidade das ações da Scania

Volkswagen faz oferta por totalidade das ações da Scania

A Volkswagen, maior grupo automotivo da Europa, fez uma oferta de 6,7 bilhões de euros para adquirir as 299 milhões de ações que ainda não detém na Scania, fabricante sueca de caminhões, ônibus e motores. A companhia alemã é dona de 89,2% das ações ordinárias e 62,6% do capital social da Scania.
 
A montadora alemã ofereceu 200 coroas suecas por ação (22,26 euros) da Scania. A oferta embute um prêmio de 57% para os papéis preferenciais classe A e 53,3% para os preferenciais classe B, segundo a média de preços dos últimos 90 dias até esta sexta-feira, 21.
 
“A aquisição de toda a Scania tem por objetivo remover os atuais obstáculos para a cooperação e permitir que projetos conjuntos sejam implementados mais rapidamente, trazendo oportunidades adicionais de crescimento e sinergias”, escreveu a Volkswagen em comunicado.
 
Além das sinergias já previstas em mais de 200 milhões de euros para o fim de 2014 com a Scania, a Volkswagen projeta que a integração das empresas traga, ao menos, 650 milhões de euros em lucro operacional por ano após a integração das companhias, mas isso pode demorar de 10 a 15 anos.
 
O período para os acionistas da Scania aceitarem a oferta se inicia em 17 de março e termina em 25 de abril. A Volkswagen deve alcançar 90% de todas as ações da Scania para fechar a aquisição. Depois disso, pretende retirar as ações da fabricante sueca de caminhões da bolsa.
 
Para financiar a operação, a Volkswagen vai emitir 2 bilhões de euros em ações preferenciais e fazer emissões de capital híbrido.
 
Por Tatiane Bortolozi/ Valor Econômico