Maiores compensadores síncronos do Brasil produzidos pela WEG

Os dois primeiros compensadores síncronos rotativos de grande porte já produzidos no Brasil saem da WEG nos próximos dias.

Com 11 metros de comprimento, 7 metros de altura e 310 toneladas cada, o compensador é a maior máquina engenheirada desenvolvida pela companhia.
 
Segundo o Diretor Superintendente da WEG Energia, Sinésio Tenfen, trata-se de um projeto inovador. “Esses são os dois primeiros Compensadores Síncronos Rotativos de grande porte já produzidos no Brasil. Eles foram fabricados aqui em Jaraguá do Sul em menos de 10 meses, tempo recorde para a construção de uma máquina deste tamanho”, explica.
 
Esses equipamentos são destinados para aplicações em grandes sistemas elétricos de geração e transmissão de energia. Eles serão instalados na Subestação Marmeleiro 525kV, em Santa Vitória do Palmar/RS, que recebe energia proveniente de fontes eólicas.
 
Devido ao tamanho, a logística de transporte exigirá um cuidado muito especial.
 
O transporte dos equipamentos será feito em dois momentos. O primeiro compensador está previsto para deixar o Parque Fabril II nos próximos dias, com direção ao Porto de São Francisco do Sul/SC via BR 280. De São Francisco, segue viagem pelo mar numa balsa oceânica de 64 metros de comprimento até o Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
 
Confira a produção do maior Compensador Síncrono de grande porte no Brasil, fabricado em Jaraguá do Sul (SC):
 

Tópicos:



Comentários