Sindipeças: exportação à Argentina caiu 3,8% em 2013

Sindipeças: exportação à Argentina caiu 3,8% em 2013

A indústria de partes e peças para automóveis vendeu 3,8% menos à Argentina no ano passado, em relação a 2012, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12), pelo Sindipeças, associação que reúne os produtores brasileiros do setor.
 
Para este ano, a previsão é a de que as novas regras do governo argentino, para reduzir as importações de automóveis, devem afetar a indústria brasileira, com redução mais significativa no nível das exportações.
 
Segundo Antonio Carlos Meduna, responsável pela área de comércio exterior da Sindipeças, no ano passado as exportações à Argentina atingiram US$ 3,7 bilhões. Os argentinos são responsáveis por cerca de 45% das exportações totais da indústria nacional.
 
Por outro lado, as importações brasileiras de partes e peças produzidas em território argentino subiram 13,5%, para US$ 1,6 bilhão, também em relação ao observado em 2012.
 
Entraves argentinos
 
A imposição de redução de 27,5% das importações de automóveis com preços médios e altos feita pelo governo argentino, no fim do ano passado, é apontada como uma das principais razões para se estimar uma queda maior nas exportações neste ano.
 
O cálculo exato, no entanto, vai depender de como as montadoras instaladas no Brasil vão desenvolver seus planos de produção e exportação também em função da recente desvalorização do peso argentino frente ao dólar e da restrição maior à saída de dólares do país vizinho.
 
“De um jeito ou de outro, as montadoras, que possuem cadeia integrada entre os países, vão responder a isso. O nosso setor, que abastece à produção dos veículos, espera uma queda nos pedidos. Mas isso vai acontecer um pouco mais para frente. Os planos para este início de ano foram feitos no ano passado”, afirma Meduna.
 
Por Rodrigo Pedroso/ Valor Econômico