Carro transparente reúne tecnologia automobilística e materiais

Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 21/02/07

O eXasis está sendo chamado de "carro-conceito de vidro", embora toda a sua carroceria seja feita de uma espécie de plástico, chamado Makrolon®. Ele será apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Veneza, que começará em março.

A beleza é marcante, mesmo em se tratando de carros-conceitos, sempre prontos a desafiar a imaginação e o senso estético de qualquer um. A criação é do estúdio Rinspeed.

A coordenação da fabricação foi responsabilidade da empresa suíça Esoro, com o material transparente tendo sido fornecido pela Bayer. O Makrolon® não é naturalmente tão belo: depois de ser moldado pela também suíça Mecaplex, a alemã KRD aplicou-lhe a bela cobertura amarela. Além destas, mais cinco empresas participaram da construção do eXasis.

O motor é um Weber de 2 cilindros e 750 cilindradas movido com uma mistura de álcool e gasolina - algo comum por aqui, mas lá apregoado como um novo conceito em termos de baixa emissão de CO2 e responsabilidade ambiental.

Que ninguém se decepcione com o fato de um carro-conceito ter menos cilindradas do que os nossos populares "1.0": como o eXasis pesa apenas 750 quilos, sua relação peso/potência é a mesma de um Porsche último tipo.
Tópicos:



Comentários