Polos franceses debaterão inovação do setor automotivo no Brasil

Empresas especializadas em P&D visam parcerias com indústria e institutos brasileiros.

Polos franceses especializados em pesquisa e desenvolvimento para o setor automotivo – Mov’eo, Lutb, ID4car e Véhicule du Futur – apresentarão suas inovações na área de motor e combustível a grupos brasileiros com a missão de promover parcerias tecnológicas. Em evento que ocorre de 25 a 29 de novembro, em São Paulo, serão divulgadas pesquisas francesas em sistemas de injeção, controle de combustão, sistemas de pós-tratamento, alternadores, bombas, compressores, combustíveis alternativos, gestão e engenharia digital de grupos motopropulsores (GMP).
 
Após passar por Estados Unidos, Japão e China, o grupo que visita o Brasil também visa estabelecer contatos que permitam desenvolver projetos colaborativos com institutos de pesquisa locais a fim de fomentar parcerias franco-brasileiras. Em São Paulo a delegação francesa visitará o centro tecnológico da Faurecia, em Limeira, e o centro de pesquisas da Rhodia em Paulínia. No Paraná, a visita inclui o complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais, o Instituto de Tecnologia e a PUC, além de duas usinas piloto de biodiesel.
 
“Os modelos de clusters franceses têm muito a oferecer ao Brasil e a reunião entre polos franceses e brasileiros é uma maneira de incentivar a troca de conhecimento entre os dois países”, enfatiza Benoît Trivulce, diretor da Ubifrance no Brasil e conselheiro comercial da embaixada da França. “Um exemplo desse tipo de cooperação bilateral foi a assinatura, em maio de 2012, da carta de intenções entre clusters franceses e brasileiros com o objetivo de compartilhar a pesquisa francesa na área de materiais e procedimentos para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência.
 
A programação inclui um seminário com debates sobre a inovação e tendências do mercado automotivo no Brasil. Entre os participantes estão o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, que falará sobre o Inovar-Auto; o coordenador de produtos de Powertrain Engineering e especialista em diesel e biodiesel da PSA Peugeot Citroën, Flavio Gomes Dias; e o diretor de marketing em transportes da Petrobras, Alex Messias, para mostrar os projetos da estatal, como o Ecofrota. O seminário será realizado na sede da Ubifrance: Rua Marina Cintra, 94, Jardim Europa.