Carro protótipo da Unicamp conquista prêmio sueco de aço

Pela primeira vez neste ano, uma categoria universitária integra a premiação mundial da 15ª edição do Swedish Steel Prize, promovido pela siderúrgica SSAB, e a vencedora é a universidade brasileira.

Um projeto elaborado por alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp - venceu o Swedish Steel Prize University Challenge 2013, nova categoria do prêmio sueco Swedish Steel Prize, promovido pela SSAB, líder mundial na produção de aços de alta resistência. André Stuart Nogueira, que foi o líder da equipe em 2011 e 2012, representou os alunos no evento sueco e recebeu o prêmio direcionado a projetos universitários, entregue na última quarta-feira (20), em Estocolmo (Suécia).

A equipe brasileira desenvolveu o protótipo de um carro de corrida utilizando peças de aços de alta resistência da SSAB. Com a substituição dos aços 1020 do protótipo por tubos em Docol 1000DP e Domex 600MC e 700MC, houve uma diminuição no peso do carro, deixando-o mais competitivo. Só no chassi, a redução foi de 37% do seu peso original.
 
 
“O prêmio foi fruto de um projeto inovador no âmbito estudantil e a equipe foi ousada ao utilizar aço de alta resistência, ainda pouco conhecido no mercado brasileiro, mas já bem utilizado no mercado automotivo”, disse Stuart.
 
O projeto, baseado em três conceitos - performance, segurança e baixo custo, foi elaborado e executado pelos próprios alunos (a equipe possui entre 30 e 40 estudantes por ano) com orientação e apoio de professores e parceiros/patrocinadores. A utilização de aço microligado de alta resistência no carro foi feita com o auxílio da SSAB e da CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
 
O carro protótipo da Unicamp já disputou a Fórmula SAE Lincoln, em Nebraska, nos Estados Unidos no ano passado, após garantirem a segunda colocação geral da etapa brasileira em 2011. Em 2014, irá representar novamente o Brasil na Competição de Formula SAE Lincoln - em novembro de 2013, foi novamente vice-campeã da Competição da Fórmula SAE Brasil.
 
Na categoria principal, o Swedish Steel Prize premiou a empresa norte-americana Mack Trucks Inc., parte do Grupo Volvo, pelo sistema de suspensão inovador em veículos pesados que utiliza o aço de alta resistência. Com três dias de duração, a cerimônia de premiação recebeu cerca de 600 representantes da indústria, que participaram de visitas em plantas e seminários.
 
Criado em 1999, o prêmio tem como objetivo disseminar e estimular o conhecimento sobre aços de alta resistência e as possibilidades que eles oferecem para desenvolver produtos mais leves, seguros e ecologicamente corretos.