O Emprego de Agentes Secretos

Wilson Sergio, colaborador

Na recente Guerra do Iraque, um enorme arsenal e um grande número de efetivos soldados combatentes foi disposto. Após várias investidas militares em solo iraquiano. Bilhões de dólares foram gastos para manter a guerra e agora bilhões de dólares serão gastos para reconstruir o país.

O desfecho da guerra é o mesmo do início. O terrorismo não acabou, as reais intenções foram reveladas, e o custo terá que ser dividido por muitos países. Gostaria de recordá-los sobre o primeiro capítulo desse livro que tratava da Análise da Guerra. E neste texto já mencionava o que estaria por vir e qual seria o final de toda essa ação mal elaborada. Vamos entender o porquê:
  - Quando uma tarefa era muito difícil os senhores feudais no Japão enviavam seu exército para as grandes batalhas, mas quando a tarefa era extremamente difícil e não poderia evitar falhas, então eles enviavam um ninja. Aquele homem dotado das mais confiáveis informações, treinado para suportar as mais complicadas adversidades, sozinho poderia vencer a guerra,
- É muito simples compreender porque se empregavam os ninjas em uma guerra,
- Eles eram poucos comparados com um grande exército,
- O custo de sua manutenção era menor,
- A inteligência (informação e estratégia) estava concentrada pelos longos anos de treinamento e também pelas diversas habilidades com diversas armas e jogos psicológicos. Mestres em disfarce, em coleta de informações, perfeitos atletas e os mais mortíferos assassinos,
- Poderiam entrar e sair de qualquer lugar sem serem vistos e geralmente obtinham sucesso em suas missões.
  ''Quando se tenta escutá-los não se pode ouví-los, quando se tenta exergá-los, não se pode vê-los, quando se tenta tocá-los não se pode sentí-los, assim são os ninjas?, máxima de Sarutobi Sassuke, o mais temido ninja de todos os tempos.

Sun Tzu disse: Quando um exército com cem mil homens é enviado para uma guerra a uma distância de mil li, o povo e os cofres públicos têm que gastar mil barras de ouro todos os dias para sustentá-lo. Haverá agitações internas e no estrangeiro, e muitas pessoas vagarão pelas estradas. Aproximadamente setecentas mil famílias estarão impossibilitadas de trabalhar no campos.

  Naquela época, oito famílias formavam uma comunidade. Quando uma família enviava um homem para se unir ao exército, as sete famílias contribuíam para seu apoio. Portanto, quando um exército de cem mil foi mobilizado, foram cem mil famílias que deram seus filhos e, por conseguinte, setecentas mil famílias ficaram com a incumbência de apoiá-los. 

Necessidade de informações

Durante muitos anos os estados discutem uns contra os outros, porém uma batalha decisiva será travada em apenas um dia. Se o general, nesse tempo, se ilude com a concessão de patentes superiores, honras e cem barras de ouro, e desconhece a situação do inimigo, ele está completamente destituído de humanidade. Tal homem não é bom general, não é bom conselheiro, e não é senhor da vitória.

Se um soberano iluminado e seu comandante obtêm a vitória sempre que entram em ação e alcançam feitos extraordinários, é porque eles detêm o conhecimento prévio e podem antever o desenrolar de uma guerra.

Este conhecimento prévio, no entanto, não pode ser obtido por meio de fantasmas e de espíritos, nem pode ser obtido com base em experiências análogas, muito menos, ser deduzido com base em cálculos das posições do sol e da lua. Deve ser obtido das pessoas que, claramente, conhecem as situações do inimigo.  

Tipos de espiões


Há cinco tipos de espiões que podem ser utilizados: espião nativo, espião interno, espião convertido, espião descartável e espião indispensável.

Quando você emprega os cinco tipos de espiões simultaneamente, o inimigo não consegue desvendar os métodos de operação. É extremamente complicada e se torna uma arma mágica para o soberano derrotar seu inimigo.
- Espiões nativos ou locais : são os próprios os aldeãos do inimigo,
- Espiões internos: são os próprios funcionários do inimigo,
- Espiões convertidos: são os espiões do inimigo que nos prestam informações,
- Espiões descartáveis: são os nossos próprios agentes secretos que obtém deliberadamente falsas informações sobre a nossa situação e as passa ao inimigo. Freqüentemente eles seriam apanhados e condenados à morte,
- Espiões indispensáveis: são os que trafegam entre o inimigo e nós, e retornam com informações seguras sobre inimigo.

  Como empregar espiões

Assim, dentre os que se relacionam com o exército, nenhum teria maior acesso do que os espiões que estão perto do general; de todas as recompensas, nenhuma seria mais generosa do que a oferecida a espiões, e dentre os segredos militares, nenhum é mais confidencial do que os relacionados com espiões.

Somente o comandante mais astuto sabe como empregar os espiões. Somente o comandante humanitário e justo sabe como empregar os espiões. Somente o comandante alerta e sutil sabe como obter informação verdadeira dos espiões.

Sutil realmente! Verdadeiramente sutil e útil! Não há nenhum lugar onde a espionagem não seja possível. Se um plano secreto for divulgado prematuramente, o espião e todas as pessoas com as quais ele falou serão condenadas à morte.

Se você planeja golpear as tropas de um inimigo, ou atacar suas cidades, ou assassinar o comandante inimigo, você deve descobrir, inicialmente, o nome do chefe da guarnição de defesa, seu ajudante-de-campo, seus conselheiros, suas sentinelas e seus guarda-costas, e você deve orientar seus espiões para que investiguem estes detalhes.

Você deve averiguar sobre os espiões inimigos que foram enviados para espionar você. Suborne-os, exorte-os e convença-os a lhe servir. Eles podem ser convertidos e trabalharão para você.

Por intermédio destes espiões convertidos, você poderá obter informações sobre o inimigo e poderá recrutar os espiões nativos e os espiões internos. Assim como, empregar seus espiões descartáveis para entregar falsas informações sobre seu exército. Da mesma maneira, é com base nessas informações obtidas que os nossos espiões indispensáveis poderão completar suas missões na hora oportuna.

Um soberano deve saber usar os cinco tipos de espiões. Toda a base do serviço de espionagem recai sobre os espiões convertidos, portanto, esses devem ser recompensados generosamente.

Na história antiga, a ascensão de Yin foi devido a Yi Zhi ter sido o ministro anterior de Xia; e a ascensão da Dinastia de Zhou foi devido a Jiang Ziya, o ministro anterior de Shang.

Só o soberano iluminado e o comandante habilidoso que forem capazes de recrutar os homens inteligentes como espiões realizarão grandes tarefas.

O uso de espiões é essencial na guerra, e o exército depende desse serviço nos seus movimentos.

Tópicos: