Exposição inédita sobre o Prêmio Nobel chega a São Paulo

Mostra gratuita com pavilhões interativos apresenta a vida e a obra do químico Alfred Nobel, invenções e objetos pessoais dos laureados.

A trajetória das pessoas e inovações que contribuíram para o progresso da humanidade são o destaque da exposição “O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo”, que tem entrada gratuita e fica em cartaz entre 12 de novembro e 10 de dezembro, das 10h às 20h, na Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).
 
Cinco pavilhões interativos trazem uma rica coleção de textos, imagens, artefatos, documentos exclusivos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de importantes laureados, que mudaram o mundo com suas ideias. A mostra é realizada pelo Museu e pela Fundação Nobel, sediados em Estocolmo, na Suécia. 
 
O público terá acesso a informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias. Detalhes sobre a vida e obra do químico Alfred Nobel (1833 - 1896), idealizador da premiação e inventor da dinamite e do detonador também são revelados.  Dessa forma, os visitantes poderão conhecer melhor a contribuição e relevância da premiação em diversas áreas como física, química, medicina, literatura, paz e economia.
 
Entre as preciosidades selecionadas para a exibição em São Paulo, os visitantes poderão ver o caderno de anotações do escritor Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura, em 2010. E mais documentos exclusivos, obras de arte e invenções como rádio transistorizado, penicilina, plástico, câmera digital, disco rígido, ponteiro laser, computador e outras ideias que revolucionaram o mundo.
 
“Estamos satisfeitos em poder difundir, pela primeira vez na América Latina, O Nobel e sua trajetória. Acreditamos que esta exposição inédita traça um resumo do prêmio por meio de modernas tecnologias para a difusão e interação com o público”, diz Mattias Fyrenius, CEO do Nobel Media. 
 
Em cinco pavilhões com telas touch screen e apresentações interativas, o público fará uma viagem pelos seguintes temas:
 
- Os critérios e as diferentes categorias dos Prêmios
- A vida de Alfred Nobel
- O Prêmio Nobel de 1901 até hoje
- O Prêmio Nobel em nossas vidas
- O Prêmio Nobel e o futuro 
 
Essa será a quarta exposição itinerante promovida pela Fundação e pelo Museu Nobel. “Culturas da Criatividade” aconteceu de 2001 a 2008, “Alfred Nobel”, “Redes de Inovações”, de 2008 a 2011, e “Breve Histórico da Ciência”, em 2012. “Culturas da Criatividade” esteve em 14 lugares, “Alfred Nobel” e “Redes de Inovações” estiveram em seis e “Breve Histórico da Ciência” continua viajando – atualmente, em Cingapura.
 
Depois de São Paulo, a mostra “O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo” irá para a recém-inaugurada biblioteca da FGV, no Rio de Janeiro, e seguirá para América do Norte, Europa e Ásia. O Museu Nobel, que fica em Estocolmo, na Suécia, recebe a exposição de abril de 2014 a fevereiro de 2015.
 
Sobre o Museu Nobel
 
O objetivo do Museu Nobel é difundir conhecimento e criar interesse e discussão em torno das ciências naturais e da cultura, por meio da criatividade e técnicas de exposição, tecnologia moderna e design elegante.
No Museu Nobel é possível saber mais sobre o Prêmio Nobel e seu fundador, assim como os laureados e seus esforços criativos. O Museu Nobel está situado em um edifício de Estocolmo do século 18, com acervo permanente, exposições temporárias, bistrô e loja.
 
Serviço:
 
De 12 de novembro até 10 de dezembro (aberto todos os dias)
Horário: 10h às 20h
Local: Fiesp
Endereço: Av. Paulista, 1313 – tel: (11) 3549-4499
Entrada gratuita
Patrocinadores da exposição: Sandvik, Scania, Saab e Volvo.
 

Tópicos: