Produção industrial fica estável entre julho e agosto

Alta de 1,7% do setor de veículos ajuda a evitar queda, aponta IBGE

A produção industrial do País se manteve estável entre julho e agosto deste ano, com variação zero. Em julho, a indústria havia registrado queda de 2,4% com relação ao mês anterior. O dado foi divulgado na terça-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Industrial Mensal.
 
Apesar da estabilidade na média geral, três das quatro categorias de uso da indústria tiveram alta: bens de capital (2,6%), bens intermediários (0,6%) e bens de consumo duráveis (0,2%). Apenas os bens de consumo semi e não duráveis tiveram queda na produção (-0,3%).
 
Além disso, 15 das 27 atividades industriais pesquisadas tiveram alta entre julho e agosto, com destaque para alimentos (2,5%), veículos (1,7%), máquinas e equipamentos (1,2%) vestuário e acessórios (7,2%).
 
Entre as 11 atividades em queda, o destaque ficou com a indústria farmacêutica, com recuo de 5,6% em agosto na comparação com julho. Também tiveram reduções importantes na produção os setores de bebidas (-3,1%) e outros equipamentos de transporte (-3,7%).
 
Na comparação com agosto do ano passado, a produção industrial teve queda de 1,2%. No entanto, nos acumulados do ano e dos últimos 12 meses, foram registradas altas de 1,6% e 0,7%, respectivamente.