Fiesp: Índice de Atividade Industrial cai 0,2% em agosto

Fiesp: Índice de Atividade Industrial cai 0,2% em agosto

O Indicador de Atividade (INA) da indústria paulista caiu 0,2% em agosto sobre julho, descontados os efeitos sazonais, apontou pesquisa do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp e Fiesp), divulgada na última quinta-feira (26). Em relação a agosto de 2012, houve queda de 1,1%. Com o resultado, o INA acumula alta de 1,9% em 12 meses e de 3,4% no ano.
 
“Os resultados confirmam que o setor manufatureiro em 2013 já está comprometido e o seu desempenho não deve recuperar as perdas registradas em 2012, quando o indicador fechou o ano com 4,1% de queda”, afirmaram as instituições em comunicado.
 
“Não estamos otimistas há algum tempo e parece que tínhamos razão de não estar otimistas”, disse Paulo Francini, diretor do Departamento de pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp e do Ciesp.
 
Projeções para o ano
 
Com o resultado de agosto e “as perspectivas de fraco desempenho do INA”, Fiesp e Ciesp revisaram para baixo sua projeção para o crescimento da atividade industrial em 2013, de 3,2% para 2,5%.
 
Para o terceiro trimestre, a previsão é de queda de 1,7% do INA. Caso o declínio entre julho e setembro seja confirmado, o INA precisará crescer 1,3% no quarto trimestre para fechar o ano com expansão de 2,5%, pelos cálculos da Fiesp.
 
A pesquisa revelou também que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) encerrou agosto com 80,9% contra 81,2% em julho, sem considerar efeitos sazonais.
 
Em setembro, melhorou a percepção geral dos empresários com relação ao cenário econômico: o indicador Sensor Fiesp melhorou para 51,8 pontos contra 49,4 pontos em agosto.