A jornal, Daimler confirma produção de carros da Mercedes no Brasil

CEO disse que não é lucrativo exportar compactos para o país.

A alemã Daimler fará uma nova fábrica da Mercedes-Benz no Brasil para se beneficiar de crescente demanda por carros compactos no país, disse o presidente-executivo da montadora a um jornal alemão.
 
O periódico Stuttgarter Zeitung citou o presidente-executivo da montadora de luxo, Dieter Zetsche, ao publicar que a Daimler escolheria entre dois ou três locais que haviam sido pré-selecionados para a fábrica no Brasil, neste ano.
 
"Foi simplesmente uma questão de produzir no Brasil ou não estar presente no país nesse segmento (de compactos). Nossa decisão é a seguinte: queremos participar."
 
A intenção de voltar a fabricar carros no Brasil - atualmente, a Mercedes só faz caminhões e ônibus no país - foi informada ao G1 no último Salão de Paris, em setembro passado. Até agosto último, no entanto, a Daimler dizia que estava considerando tal movimento, mas que ainda não tinha tomado nenhuma decisão.
 
Na edição de sábado (7) do jornal, o executivo afirmou que não seria lucrativo continuar exportando carros compactos para o Brasil, o que já é feito, por exemplo, com o novo Classe A. "Com a nova classe de compactos, temos carros que são atrativos e podem ser produzidos a baixo custo, tornando-os uma boa opção para este mercado", disse Zetsche.
 
A Daimler define sua classe compacta como compreendendo os veículos da classe A e da Classe B, bem como modelos o GLA, um utilitário que será apresentado em versão final no Salão de Frankfurt, nesta terça (10), e o cupê CLA, lançado no exterior no ano passado e que ainda não é vendido no Brasil. Com esse segmento, a montadora alemã espera conquistar o público jovem.
 
Ao jornal, Zetsche não especificou, no entanto, o modelo a ser construído no país. Procurada pelo G1, a Mercedes-Benz do Brasil diz que a empresa reconhece a importância de estar nos mercados para os quais vende seus carros e que os estudos de viabilidade de uma fábrica local estão em fase final, mas não haverá confirmação oficial sem a definição de detalhes. A conclusão desses estudos deverá ser divulgada muito em breve, diz a montadora. (Com informações da Reuters)