Bolsas européias sobem com ganhos no setor de tecnologia

Fonte: Folha Online - 21/06/07

As Bolsas européias fecharam em alta nesta quarta-feira, com os ganhos na Bolsa de Frankfurt vindos do setor de tecnologia. As ações das empresas seguradoras também se destacaram. O índice DAX da Bolsa alemã subiu 0,7% e ficou com 8.090,49 pontos --novo recorde de fechamento.

O recorde anterior, 8.064,97 pontos, havia sido atingido em março.

A Bolsa de Paris teve alta de 0,4% no índice CAC-40 e ficou com 6.093,29 pontos. Na contramão fechou a Bolsa de Milão (0,13%, 33.419 pontos). A Bolsa de Londres (-0,01%, 6.649,30 pontos) fechou praticamente estável.

Os negócios na Europa seguiram em alta durante o dia com o otimismo dos investidores quanto ao mercado de títulos. Segundo analistas, os mercados mundiais desse tipo de papel tem causado instabilidade, com o temor dos investidores quanto a altas de juros. A situação da economia americana é outro fator a causar preocupação.

As ações da fabricante de telefones celulares Nokia fecharam o dia em alta com o anúncio da empresa de que pretende modificar sua estrutura corporativa para lidar com a convergência entre telefonia móvel e recursos da internet.

As ações da Allianz subiram 2,1% e as da Zurich Financial também tiveram alta. No setor químico, tiveram ganhos os papéis do Ciba Specialty Chemicals Holding (+2,9%).

As ações da fabricante de chocolate e bebidas Cadbury Schweppes caíram 1,7%, com a incerteza dos investidores sobre as estratégias da empresa --que inclui um plano de cortar 5.000 empregos como parte de um programa de eliminação de custos, pelo qual pretende reduzir suas despesas em cerca de US$ 595 milhões, além da venda de sua divisão de bebidas.

Tópicos: