Designers holandeses desenham scooter eléctrica feita com fibras de plantas

Designers holandeses desenham scooter eléctrica feita com fibras de plantas

A agência de design holandesa Waarmakers desenhou uma scooter elétrica feita de plantas, que poderá ser o modelo mais ecológico do mundo, segundo os seus responsáveis. A agência desenvolveu, inclusive, um protótipo, denominado Be.e e que usa compósitos naturais feitos de fibras vegetais, ao invés dos costumeiros aço e plástico.
 
O tronco da scooter é composto por fibra compactada de linho e bioresinas, para além de cânhamo, material derivado da cannabis sativa. Esta alternativa já tinha sido utilizada por fabricantes de carros como a Lotus.
 
Para além do suporte exterior, não há estrutura interna no veículo. A superfície externa lisa é resistente, dando à scooter parte da sua força. Segundo os designers, o objetivo do projeto é mostrar que as estruturas de apoio em veículos de transporte de alto impacto, feitas normalmente de aço, podem ser substituídas por fibras naturais mais sustentáveis, sem perder desempenho ou força.
 
“Escolhemos estes materiais por causa das propriedades robustas que estes possuem. Mas há uma outra vantagem: eles provêem de fontes naturais, renováveis e sustentáveis”, explicam os designers, citados pelo Planeta Sustentável.