Banco Central decide hoje taxa de juros

Selic subiu para 8,00% na reunião realizada em maio e mercado espera nova alta.

Após a alta na taxa de juros nas duas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) a expectativa do mercado é que uma nova elevação seja decidida na reunião que termina nesta quarta-feira (10).
 
A Selic subiu para 8,00% na última reunião, realizada em maio, uma elevação de 0,50 ponto percentual – acima da anterior, de 0,25 ponto percentual. Parte do mercado espera uma nova elevação de 0,50 ponto percentual. Bradesco, Itaú Unibanco e WestLB do Brasil são alguns dos que projetam alta de 0,50 ponto percentual.
 
O Itaú Unibanco espera que o Copom siga afirmando que vai "continuar o ajuste na taxa básica de juros", o que sinaliza que a subida das taxas vai continuar nas reuniões seguintes, segundo relatório elaborado pelo economista-chefe do banco, Ilan Goldfajn.
 
A depreciação do real e o risco de alta da inflação poderiam levar a uma elevação maior, de 0,75 ponto percentual, segundo o WestLB do Brasil e o Itaú Unibanco, mas outros números levam as instituições a manterem a projeção em 0,50 p.p. Para o Itaú Unibanco, números recentes revelaram surpresas negativas na atividade econômica e na inflação. O banco projeta que Selic terminará o ano em 9,75%.
 
Para o WestLB do Brasil, o Banco Central não deve elevar o ritmo de alta de juros por causa do alto grau de incerteza envolvendo o cenário externo e o possível impacto contracionista da recente turbulência dos mercados financeiros sobre a atividade econômica doméstica. “Nossa expectativa é de que o Banco Central adote um tom mais duro em relação à inflação, a fim de evitar uma desancoragem ainda maior das expectativas de inflação, mas sem, no entanto, transformar o discurso em medida mais incisiva, indicando que, caso necessário, irá prolongar o ciclo de aperto monetário”, afirma o relatório elaborado pelo estrategista-chefe do banco, Luciano Rostagno.
 
O Boletim Focus divulgado nessa semana indica que a expectativa para a Selic em 2013 e 2014 (fim de período) é de 9,25% ao ano. 
 
A ata da reunião do Copom encerrada hoje será divulgada na semana seguinte. A próxima reunião do Comitê será realizada nos dias 27 e 28 de agosto.
 
Por Beatriz Olivon/ Exame.com

Tópicos: