Brasil sobe para 4º no ranking mundial de venda de carros

China liderou em abril, com alta de 25% nos emplacamentos.

O Brasil subiu para a quarta posição no ranking mundial de venda de carros em abril e no acumulado do ano, segundo dados da consultoria Jato Dynamics do Brasil, especializada no setor automotivo. O país havia fechado o primeiro trimestre do ano em quinto lugar e a escalada na lista se deveu a uma alta expressiva, de 29,3%, nos emplacamentos daquele mês. Em 2012, o Brasil também terminou na quarta colocação.
 
A China manteve a primeira posição no ranking mensal, com crescimento significativo de 25,1% na comparação com abril de 2012. Ela também lidera no acumulado. Os dados chineses, no entanto, incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam automóveis e comerciais leves.
 
Em segundo lugar no ranking mundial apareceram os Estados Unidos, com aumento de 8,5% nos emplacamentos em abril, também na comparação com o mesmo período do ano passado. O Japão, ainda na terceira colocação, registrou alta de 9,6%. A Alemanha manteve a quinta posição em abril com crescimento de 3,9% nas vendas. Em seguida vieram Rússia, Índia e França, com retrações de 7,9%, 6,9% e 5,1%, respectivamente. A Grã Bretanha ocupou o nono lugar, com alta de 17,4% em relação a 2012. O Canadá, na décima colocação, obteve crescimento de 8,8% no mês.
 
Na disputa por marcas, a Toyota manteve a liderança com aumento de 3% nos emplacamentos em abril. A Volkswagen segue em segundo lugar, com crescimento de 9,8%. A Ford vem logo atrás, com aumento de 17,2% em relação ao ano anterior. A Chevrolet ocupa o quarto lugar com 12,2% de veículos vendidos a mais em abril que em 2012.