Fábrica de motores pode fechar no PR

Fonte: G1 - 19/06/07

A fábrica de motores Tritec Motors, de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, suspendeu a produção nesta segunda-feira (18), duas semanas antes do fim da parceria entre as montadoras alemãs BMW e DaimlerChrysler, que investiram US$ 500 milhões no projeto, inaugurado há dez anos.

Não há prazo para retomada da produção nem garantias de que a unidade volte a funcionar. A maioria dos 382 funcionários está em casa, em licença remunerada, enquanto o grupo controlador busca um comprador para a fábrica.

A linha de montagem de motores exclusivos para exportação funcionou até sexta-feira, quando foi produzido o último lote de motores para o modelo Mini, da Rover, fabricado na Inglaterra. A partir de julho, o motor será feito pela PSA Peugeot Citroën na França. A maior parte da produção da Tritec era destinada ao carro inglês.

A empresa também chegou a fornecer para as montadoras chinesas Chery, Lifan e Hainan, mas atualmente não tem nenhum pedido desses clientes. "A Chrysler está buscando alternativas viáveis para a continuidade da Tritec", disse Thomás Prete, representante da Tritec. "Há negociações em andamento e, enquanto isso, continuamos prospectando novos volumes com os atuais clientes." A BMW e a DaimlerChrysler não quiseram se pronunciar.

Tópicos: