UCS terá centro de treinamento em parceria com a Okuma e a Seco Tools

Fonte: Assessoria de Imprensa da Okuma - 18/06/07

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) prevê inaugurar oficialmente em julho deste ano um centro de treinamento focado no segmento de moldes e matrizes. O projeto conta com a parceria da Okuma, tradicional fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa, e da Seco Tools, especializada em ferramentas para uso industrial e terá, como principal meta, propiciar aos estudantes e aos profissionais da região a ampliação e atualização dos conhecimentos sobre as novas tecnologias de usinagem.

O novo centro também poderá ser utilizado pelas empresas da cidade e dos municípios vizinhos para pesquisas sobre desenvolvimento de peças de maior complexidade, entre outros estudos. De acordo com Rolando Vargas Vallejos, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade de Caxias do Sul, a região é o segundo maior pólo metal mecânico do país e a cidade de Caxias do Sul, especificamente, disputa com Joinville a segunda colocação como maior centro aglutinador de empresas do segmento de ferramentaria do Brasil. "Cerca de 300 ferramentarias estão instaladas na região compondo um setor forte e que está em pleno crescimento", informa Vallejos.

Um dos entraves, no entanto, é a falta de profissionais melhor qualificados que possibilitem às empresas o maior aproveitamento do seu potencial. Esse foi um dos motivadores da parceria formada entre a Universidade, a Okuma e a Seco Tools. Segundo Vallejos, apesar de ser considerada jovem para uma instituição de ensino – completa quatro décadas este ano – a UCS tem contribuído fortemente para a formação de engenheiros e técnicos, o que lhe conferiu grande credibilidade junto às empresas. Especificamente na área de moldes e matrizes, a universidade tem investido em laboratórios de pesquisa por entender que se trata de um segmento estratégico. "O projeto e fabricação de moldes e matrizes ocupa uma posição estratégica no ciclo de desenvolvimento de um novo produto. A competitividade das empresas que produzem bens de consumo depende da eficiência das ferramentarias”, destaca.

Os maiores tempos gastos no ciclo de desenvolvimento do produto estão concentrados na fabricação de moldes e/ou matrizes e o  processo de fabricação destes é bastante complexo pois não são produtos  em série. “Além disso, existem moldes que utilizam mais de 500 componentes", completa Vallejos. Para auxiliar as ferramentarias a otimizar seus processos, a UCS criou uma célula flexível de manufatura de moldes e matrizes equipada com um centro de usinagem, uma máquina de eletro-erosão, robôs e sistemas de movimentação de materiais, além de um laboratório de integração de sistemas computacionais (CAD/CAE/CAM/CAPP/MRP/ERP).

Alta velocidade

O novo centro de treinamento e pesquisa que está sendo criado com a parceria da Okuma, focalizará a usinagem com alta velocidade de corte. "Várias ferramentarias da região já estão investindo em máquinas com conceito HSM (High Speed Machining), mas a maioria não está sabendo utilizar todo o seu potencial por falta de conhecimento. Por isso a parceria com a Okuma é muito importante e possibilitará preencher essa lacuna", supõe Vallejos.

Alcino Bastos, gerente geral da Okuma, também está otimista com relação ao novo centro. “Além de contribuirmos para a formação de alunos e o aprimoramento de profissionais, também teremos a oportunidade de demonstrar na prática, para clientes tradicionais e potenciais, a qualidade e eficiência das nossas máquinas”, destaca.  Pelo acordo firmado entre a empresa e a universidade, será instalado no novo espaço um centro de usinagem de última geração, modelo Okuma MB 46 VA, munido com o controle THINC e que apresenta grande estabilidade térmica. "É um equipamento de alta performance e possibilitará demonstrações muito interessantes", destaca Bastos.

Segundo o executivo, nesse modelo de parceria, a máquina permanecerá no centro para demonstrações e treinamento e após dois anos será vendida ao mercado como equipamento usado, sendo substituída por outra de tecnologia mais recente, de forma a assegurar a atualização constante.

O professor Vallejos destaca que o centro de usinagem da Okuma poderá ser integrado a outra máquina de medir por coordenadas que a UCS pretende adquirir. “Nosso objetivo será demonstrar que a parte de controle dimensional está, cada vez mais, se aproximando do chão-de-fábrica, deixando de ficar restrita aos laboratórios específicos de metrologia. Isso é algo inédito no Brasil”, ressalta Vallejos.

O equipamento da Okuma  utilizará as ferramentas da Seco Tools, que também participa do projeto como parceira. Na verdade o projeto da UCS baseou-se nos bons resultados propiciados pelo Secollege, o centro de treinamento que a Seco Tools criou e mantém na sua planta industrial em Sorocaba, município do interior de São Paulo, e que também conta  com a parceria da Okuma. Atualmente o  Secollege responde pelo treinamento de 3,5 mil profissionais por ano, em média, além de também funcionar como um Showroom para as duas empresas, permitindo a demonstração da qualidade e performance de seus produtos aos clientes convencionais e potenciais.

"O centro que está sendo criado em Caxias do Sul terá características um pouco diferentes porque estará mais focado na área de moldes e matrizes, uma vez que a região concentra grande número de fabricantes desses tipos de produtos", explica Fábio Ricardo da Silva, coordenador do Secollege. De acordo com ele, o projeto foi impulsionado por uma das representantes comerciais da Seco, a Lesi, que fez a ponte entre as empresas e a universidade.

Celso Ferrarini, diretor da Escola Técnica de Farroupilha (ETFAR) – instituição de ensino técnico e de segundo grau, pertencente à Fundação Universidade de Caxias do Sul – lembra que o interesse pelo projeto teve início durante uma visita que ele e outro professor da UCS fizeram à Feimafe (Feira da Indústria de Máquinas-Ferramenta, realizada em São Paulo). "Também tivemos oportunidade de ver as máquinas da Okuma em funcionamento em algumas empresas", destaca Ferrarini. Esses fatores, em conjunto com os argumentos usados pelos representantes comerciais da Seco Tools e da Okuma motivaram a Fundação a firmar o acordo para criação do centro. "É uma aliança estratégica que trará bons frutos, tanto para os estudantes, como para os profissionais e para as empresas da região", sintetiza.

Tópicos: