Seminário apresenta novas soluções em segurança eletrônica na Paraíba

Fonte: Agência Sebrae - 18/06/07

Amanhã representantes de empresas de segurança eletrônica poderão conhecer as mais novas tecnologias desenvolvidas na Paraíba e no Nordeste na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para o segmento. O seminário acontece a partir das 19h, na Sala Verde do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae na Paraíba, em João Pessoa.

A promoção é do Farol Digital e serão mostradas soluções inovadoras do mercado local, como o sistema de monitoramento de câmeras e rastreamento veicular via celular, além de soluções de conectividades de voz e dados. O Farol Digital é uma organização criada pelo Sebrae/PB e entidades parceiras para apoiar o desenvolvimento da Tecnologia da Informação no Estado.

A apresentação das novidades tem início com o mView, tecnologia que possibilita a visualização de imagens de câmeras IP, A/V ou webcam por meio de aparelhos celulares e internet. De acordo com André Martins, gerente comercial da Sat Soluções, empresa paraibana que desenvolveu o equipamento, com o mView é possível promover o controle e a segurança de ambientes institucionais e residenciais, 24 horas por dia e de qualquer lugar do mundo que tenha cobertura celular GSM/ EDGE.

"O principal diferencial do mView é o monitoramento de câmeras por meio de dispositivos móveis, como celulares e PDAs. No caso das empresas de segurança eletrônica, a solução surge como um grande diferencial competitivo, já que elas vão oferecer um serviço a mais para os seus clientes, que poderão acessar as câmeras de vídeo de sua residência ou do seu estabelecimento comercial por meio dos seus próprios aparelhos celulares", ressaltou o gerente comercial da Sat Soluções.

Após a apresentação do mView, os participantes vão conhecer o sistema de Rastreamento Veicular de Alta Performance, desenvolvido pela empresa pernambucana SegSat. De acordo com o diretor da empresa, Sérgio Baptista, a solução permite o rastreamento de picapes e carros de passeio utilizando torres de telefonia celular.

"No veículo, é instalado um chip GSM/GPRS que dá uma precisão entre 200 e 300 metros na área urbana, e entre 600 e 800 metros em rodovias. Já as frotas de caminhões utilizam o sistema de localização via satélite (GPS) também a partir de um chip GSM/GPRS", explicou Sérgio Baptista.

Ele acrescentou que a empresa possui cerca de 7 mil clientes e controla uma frota de aproximadamente 8 mil veículos. "O monitoramento é feito 24 horas por dia. Em média, 96% dos veículos são recuperados", destacou.

O evento ainda inclui a apresentação das soluções de conectividades de voz e dados da operadora da Tim e da participação de representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.

A iniciativa do Farol Digital faz parte das ações de promoção da inovação e do fortalecimento do setor de TIC por meio da difusão tecnológica e de acesso aos mercados regionais, nacionais e internacionais de forma competitiva e sustentável. Atualmente, o projeto conta com o apoio do Sebrae/PB, Universidade Federal de Campina Grande, prefeituras municipais de Patos, Campina Grande e João Pessoa, Cefet, Faculdades Integradas de Patos, Parque Tecnológico da Paraíba, Banco do Brasil, Universidade Federal da Paraíba, Centro Universitário de João Pessoa e Senai.