Venda de veículos novos sobe 29,4% no mês de abril

O volume representa um crescimento de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Balanço das vendas de veículos divulgado nesta quinta-feira (02) pela Fenabrave, a entidade que abriga as concessionárias de carros, confirma o melhor abril da história e o melhor mês, até agora, deste ano para o setor. No mês passado, os emplacamentos somaram 333,7 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume representa um crescimento de 29,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com março, a alta foi de 17,6%.

Nos quatro primeiros meses do ano, os brasileiros compraram 1,16 milhão de veículos, uma alta de 8,2%. Só no segmento de carros de passeio e utilitários leves, beneficiado por descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), foram vendidos 316,7 mil unidades em abril, 29,4% acima do volume de um ano atrás. Ante março, houve crescimento de 18%. O desempenho confirma o melhor resultado para o mês na história, superando com folga os 273 mil carros licenciados em abril de 2011.
 
A Fiat continuou na liderança do mercado no mês passado, respondendo por 22% das vendas totais. Na sequência, aparecem Volkswagen (18,6%), General Motors (17,4%) e Ford (8,7%). Com 6,7%, a Renault, dessa vez, superou a Hyundai e reconquistou a quinta posição no mês passado. No acumulado do ano, contudo, a marca coreana, com 5,8% das vendas, segue um pouco na frente da montadora francesa.
 
O levantamento da Fenabrave mostra ainda que as vendas de caminhões seguem em recuperação, com 14 mil unidades emplacadas em abril, alta de 29,6% na comparação anual e de 13,8% ante março.
 
Diferentemente dos dois meses anteriores, marcados por feriados de Carnaval e de Páscoa, as montadoras voltaram a ter um mês "cheio" em abril, com 22 dias úteis de venda, o que influenciou nos resultados.

Tópicos: