Carro elétrico que encolhe será testado em SC e RJ

Acordo com instituto dos EUA pode ser assinado este ano.

Um carro elétrico, com bom desempenho, pequeno e que ainda encolhe na hora de estacionar deve se tornar a mais nova atração da Capital. E o grande diferencial será na forma de uso: estará disponível para locação. O Hiriko City Car que vem sendo desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology Media Lab (MIT), nos EUA, há três anos e se encontra na fase de protótipo está sendo apresentado ao mercado automobilístico da Europa e dos Estados Unidos, e será testado em Florianópolis, no Rio de Janeiro e em outras 18 cidades do mundo.

O Hiriko é fácil de manobrar porque é dobrável e as rodas giram. É capaz de rodar 120 quilômetros movido apenas com uma carga de bateria. Sem gasolina, ele também ajuda no bolso dos usuários. E chega a alcançar a velocidade de 90km/h, propício para circular no espaço urbano.
 
 
O que falta para o veículo chegar a Santa Catarina é um estudo de viabilidade, necessário à implantação de qualquer projeto viário na Capital. A pesquisa terá um custo de R$ 250 mil. A estimativa da Secretaria de Tecnologia de Florianópolis era contar com pelo menos 100 veículos. Mas pode ser que venham apenas um ou dois exemplares, que farão a Rota da Inovação entre o Aeroporto Hercílio Luz e a Cachoeira do Bom Jesus, parando em pontos como universidades e empresas.
 
Assista ao vídeo sobre o Hiriko (em inglês):