Carro dobrável chega ao mercado em 2013

Hiriko, o carro conceito dos pesquisadores do MIT, é elétrico, com chassi dobrável e Robot Wheels

Chamado de Hiriko, o veículo criado por uma equipe de pesquisadores do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), incorpora conceitos ligados à sustentabilidade e mobilidade urbana. o Hiriko tem chassi dobrável, para ocupar um espaço reduzido quando estacionado, sistema drive-by-wire, habilidade de girar sobre seu eixo, Robot Wheels (módulo inovador que torna cada roda independente) e motor elétrico.

De acordo com expectativas dos pesquisadores, o carro deve começar a ser comercializado em 2013, em algumas cidades européias, pelo valor de US$ 16 mil.
 
O veículo faz parte do Projeto "Cidades Inteligentes", uma iniciativa do Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que tem o objetivo de pesquisar sistemas mais eficientes de mobilidade urbana. Concebido por uma equipe de estudantes do MIT, liderada pelo falecido professor William J. Mitchell (1944-2010), o CityCar (agora apelidado de Heiriko) é um carro para dois passageiros e com capacidade de dobrar para facilitar o estacionamento em grande cidades, por exemplo.
 
Inovações
O projeto utiliza uma nova tecnologia chamada Robot Wheels. Os módulos das Robot Wheels são controlados eletronicamente, usando o sistema drive-by-wire, que é muito comum na indústria aeroespacial, e está ligado aos quatro cantos do chassi dobrável projetado pela equipe do MIT. 
 
A remoção de elementos tradicionais dos automóveis comuns, como motor a gasolina e transmissão, permite um chassi livre, que tem espaço para as articulações. 
 
Quando estão em sua forma reduzida, ou seja, dobrados, cabem três CityCars em uma única vaga de estacionamento tradicional. O veículo tem um alcance de mais de 100 quilômetros com uma única carga e é capaz de ser rapidamente carregado, utilizando as mais recentes tecnologias de baterias de ións de lítio desenvolvidas pela indústria. O veículo chega a uma velocidade de 50km/h.
 
 
Projeto
O professor Mitchell liderou o grupo de pesquisa "Cidades Inteligentes", que projetou o CityCar para solucionar os maiores problemas que as grandes cidades enfrentam atualmente:  congestionamento, emissões de poluentes e ruído. O grupo conta com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros mecânicos, engenheiros elétricos, cientistas da computação, neurologistas, sociólogos e economistas.
 
A General Motors patrocinou o Media Lab até o ano de 2008. A partir de então, o grupo conta com o apoio de um consórcio basco (Espanha) para melhorar o design e tecnologia do CityCar e possibilitar sua comercialização por parte da indústria.
 
Assista ao vídeo [em inglês] sobre o Hiriko:
 

Tópicos: