Brasil e Portugal promovem encontro sobre inovação

A programação oficial sugere que brasileiros e portugueses estudem o lançamento de um edital conjunto para inovação em processo ou produto.

 

Um seminário sobre inovação que ocorre nesta segunda e terça-feira (8 e 9) em Lisboa abre uma série de eventos com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Ano do Brasil em Portugal. Os organizadores do evento esperam que as discussões resultem em um programa de trabalho bilateral.
 
O coordenador geral de Inovação Tecnológica, Reinaldo Danna, e de Serviços Tecnológicos, Jorge Campagnolo, representam o MCTI no encontro. Eles apresentam as características da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e de mecanismos para fomentar a atividade no país, como incentivos fiscais e dispêndios públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento.
 
Danna e Campagnolo planejam mostrar aos portugueses os primeiros desdobramentos do Plano Inova Empresa, com destaque à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de propor parcerias e relatar a experiência do MCTI com os programas Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (Rhae) e Ciência sem Fronteiras (CsF).
 
O Diálogo sobre Inovação Brasil-Portugal reserva tempo para reuniões em grupos de trabalho. A programação oficial sugere que brasileiros e portugueses estudem o lançamento de um edital conjunto para inovação em processo ou produto. “É bom lembrar que nossos patrícios são uma porta de entrada para a União Europeia”, disse Campagnolo.
 
Acompanham os coordenadores do MCTI o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ademar Seabra, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e de universidades.
 
Novas atividades
 
O Ano do Brasil em Portugal promove ainda mais dois encontros com participação do MCTI. Nos próximos dias 15 e 16, o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, e o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias, Flávio Plentz, discutem o edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), durante visita oficial do ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato. O encontro ocorre na cidade portuguesa de Braga.
 
Já nos dias 18 e 19, em Lisboa, um seminário sobre energia envolve os coordenadores de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais, Eduardo Soriano, e de Ações de Desenvolvimento Energético, Rafael Menezes.
 
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI