Kit de anéis da SKF evita passagem de corrente elétrica

Companhia lança solução destinada a motores elétricos industriais

A SKF acaba de lançar o kit de anel de aterramento de eixo, um conjunto de soluções que ajudam a evitar falhas em rolamentos aplicados em motores elétricos industriais IEC decorrentes de passagem de corrente elétrica. Os componentes foram projetados e desenvolvidos pela companhia para minimizar essas falhas, economizar tempo e reduzir despesas com manutenção.

O uso de VFDs (acionamentos de frequência variável) com motores CA podem induzir correntes elétricas no eixo do motor. Assim que excedem a resistência do lubrificante do rolamento, as correntes de descarga elétrica descarregam na terra (normalmente a carcaça do motor), causando crateras de fusão nos rolamentos. Ao longo do tempo, essas crateras aumentam e podem ocasionar uma erosão elétrica, corrosão localizada, e estrias. Esses tipos de falhas prematuras do rolamento aumentam as despesas com manutenção e comprometem a produtividade.
 
Os motores TKGRs são basicamente apropriados para aplicações comuns tais como ventiladores, bombas e compressores acionados por motores de até 75 kW. Dependendo da potência do motor e da aplicação, pode ser necessário usar o TKGR junto com o INSOCOAT® SKF ou rolamentos híbridos SKF.
 
Comparado aos motores acionados por VFD não protegidos, o TKGR ajuda a evitar falha causada por passagem de corrente elétrica nos rolamentos e protege os rolamentos do motor e também os rolamentos do equipamento fixado a ele. Esse tipo de motor foi projetado para dispensar manutenção e melhorar a confiabilidade do sistema, ajudando a evitar reparos no motor e paradas não programadas.
 
“As taxas de falha variam muito e dependem de muitos fatores, mas a evidência sugere que uma parte significativa das falhas ocorra de três a doze meses após o início de operação do sistema”, explica Walter Anetzeder, gerente de produtos industriais da SKF do Brasil. “Como há muitos motores CA com rolamentos vedados, a falha elétrica passou a ser a causa mais comum de panes. Constatamos que cerca de 80% delas serão causadas por falha elétrica nos rolamentos”, finaliza o eexecutivo.
 
A linha de kits de anel de aterramento de eixo SKF consiste em nove tamanhos diferentes para servir nos motores IEC com diâmetro dos eixos entre 28 e 95 mm.
 
Descrição do produto
 
Os kits de anéis de aterramento de eixo SKF consistem nos seguintes itens:
 
- Anel de aterramento do eixo com um suporte de escova de alumínio que ajuda a assegurar que as escovas condutoras estejam em contato com a superfície do eixo do motor;
- Quatro conjuntos diferentes de suportes de montagem (4 suportes por conjunto), asseguram virtualmente que o SGR possa ser ajustado a quase todos os motores IEC;
- Seleção dos parafusos de montagem, arruela e chaves Allen.
 
Características e vantagens
 
- Ajuda a evitar falha causada por passagem de corrente elétrica nos rolamentos;
- Projetado para ser facilmente adaptado aos motores elétricos existentes;
- Protege os rolamentos do motor e os rolamentos do equipamento fixado a ele;
- Projetado para dispensar manutenção, melhora a confiabilidade do sistema, ajudando a reduzir os custos de reparos no motor e tempo de parada não programada;
- Elimina as correntes prejudiciais;
- Projeto flexível com montagem por 3 ou 4 suportes - adapta-se virtualmente a qualquer motor IEC.